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Por US$ 450 milhões (R$ 1,7 bilhão), a Azul S.A vendeu 23,7% do capital da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para o HNA Group. O conglomerado chinês tem negócios nos setores industrial, financeiro, de turismo e logística, com receita anual de US$ 25,66 bilhões e controle de 14 empresas aéreas com frota de 524 aviões dos modelos da Boeing, Airbus e Embraer. 

O valor pago pelo HNA Group avalia a Azul em US$ 1,8 bilhão (R$ 7 bilhões). De acordo com o jornal Valor Econômico, o negócio será pago em dinheiro, com injeção de R$ 1,7 bilhão no caixa da Azul, que passa a acumular R$ 2,5 bilhões. Antonoaldo Neves, presidente da Azul, disse que a liquidez extra pode ser usada para melhorar o perfil de dívida por meio de antecipação de compromissos mais caros. Além disso, o grupo chinês fortalece a presença da companhia brasileira no mercado mundial. 

A marca mais importante do conglomerado é a Hainan Airlines, quarta maior companhia de avião chinesa. Eles também são donos da Swissport, líder em serviços auxiliares para aviação, depois de pagar US$ 2,8 bilhões em junho de 2015. A Azul vai fechar o ano, segundo o presidente, com volume de 850  milhões captados na China, sendo US$ 450 milhões do HNA Group e US$ 200 milhões em um acordo de leasing com o Banco Industrial e Comercial da China (IBCC) para financiar aeronaves Embraer. 

Na semana passada, David Neeleman, dono da Azul, assinou o contrato de controle da portuguesa TAP. A Y&R é a agência de publicidade da Azul. Leia mais

Com informações do Valor Econômico