Empresa de DOOH explora 800 PDVs com 1.600 telas que exibem branded content de Johnny Walker, O Boticário, Loft e Globoplay

O território da mídia out of home cresceu com o digital. E isso estabeleceu relevância nos PDVs, alguns deles com programação exclusiva, segmentada e serviços às marcas. No caso da B.drops, fundada em Curitiba em 2014 pelos irmãos Felipe e Frederico Viante, a observação da tendência da veiculação de publicidade em ambiente indoor foi a chave para a transformação da empresa. Identificaram os salões de beleza como oportunidade para implantar inventário de 1.600 monitores em 800 salões de beleza, dos quais 100 para o público masculino.

O diferencial para atrair marcas como Vivo, Globoplay, O Boticário, Natura L’Oréal, Vivo, Johnny Walker, Pão de Açúcar, Arezzo, Netflix e Wella, por exemplo, é o tempo de espera dos consumidores, em média 1h30. A permanência cresce quando outros serviços são adicionados. “Tem cliente que fica até quatro horas no salão”, resume Felipe, que atuou na Accenture, morou na Espanha e tem como sócio Fred, que vem do setor de logística.

A B.drops entra com conteúdo proprietário produzido pela sua equipe de mais de 100 designers e jornalistas para oferecer entretenimento que ocupe o tempo de espera, mas momento no qual a mulher está livre de compromissos familiares e profissionais. “É uma espera forçada e a única distração é por meio das nossas telas. São 1,4 milhão de pessoas que assistem à programação até nove vezes. O volume de impactos é de 12 milhões”, diz Felipe.

Felipe, Frederico, fundadores, e o novo sócio da B.drops, o diretor Renato Mascarenhas (Fotos: Divulgação)

Os salões de beleza, alguns com até 15 telas, caso do MG Hair, de Marco Antonio de Biaggi, têm comum a proximidade com sua clientela. “Isso potencializa a segmentação por geolocalização. Não adianta anunciar em um local como Pinheiros ou Copacabana se a pessoa mora em Campinas ou em Petrópolis. Isso funciona bem para construtoras e supermercados. Temos um software próprio que trabalha a  longitude e a latitude do inventário alinhado com o Google Maps”, esclarece Felipe, com planos de expansão para 10 mil salões e 20 mil telas até 2025. “No Brasil existem 600 mil salões com CNPJ. É uma excelente oportunidade”, ele destaca.

A área comercial é comandada por Renato Mascarenhas, novo sócio da B.drops. Além da abordagem aos clientes e agências, a programática faz parte do repertório para gerar receitas. “Ficou fácil analisar o desempenho das campanhas. A compra é online pelo Google DV 360 do Google Ads”, finaliza Felipe, lembrando que a edição do BPink, relacionado ao Outubro Rosa, está confirmada. 400 salões participam com doações de 530 quilos de cabelo, que geraram 1.200 perucas.