A Dotz, programa de fidelização por meio de coalizão de empresas, lançou sua primeira campanha offline. Criada pela Babel, a ação publicitária será realizada na Grande Belo Horizonte como uma experimentação, tendo a possibilidade de em 2010 ser expandida para o resto do Brasil.
A empresa já atua no mercado brasileiro há nove anos, mas seu foco sempre foi a parceria com empresas de e-commerce. Nesta nova fase, a Dotz quer expandir sua atuação para empresas físicas também. Por isso, vai testar primeiro seus serviços em Minas Gerais. “Escolhemos Minas porque a população mineira é exigente e desconfiada e, se conseguirmos, conquistá-los, vamos conquistar os demais estados. E também porque lá a competitividade é grande e o segmento é diversificado”, afirma Fábio Brancatelli, diretor de marketing da Dotz.
Para participar do programa de fidelidade, o consumidor deve se cadastrar gratuitamente no site da Dotz e toda vez que for a um estabelecimento parceiro, apresentar seu cartão Dotz e assim acumular pontos que podem ser revertidos em prêmios. “A diferença do Dotz para os demais programas de fidelidade é que a possibilidade de acumular pontos é muito maior porque são muitos estabelecimentos credenciados e não somente um, como acontece com a maioria”, explica Brancatelli.
Outro serviço que será apresentado aos mineiros é o cartão de crédito Dotz, com bandeira Mastercard. A solicitação deste produto também é feita por meio da internet e o consumidor tem a opção em escolher entre o Internacional, com anuidade de R$ 42, ou Gold, com anuidade de R$ 78. Porém, os residentes em Belo Horizonte não serão cobrados pela anuidade no primeiro ano. Depois, terão desconto de 50% na taxa.
COMUNICAÇÃO
Com investimento de R$ 3 milhões, a campanha publicitária lançada no último dia 22 de outubro e com duração até o final do ano, é composta por três filmes de 30 segundos – Perguntas, Supermercado e Entregador – que estão sendo exibidos na Rede Globo, SBT, Rede Record e Band e em canais de TV fechada. A ação também contempla anúncios em revista e jornal, mídia exterior e online, ponto-de-venda e spots.
O teaser Perguntas foi lançado no começo da semana passada e em três dias de veiculação já mobilizou os mineiros. A Dotz registrou dois mil cadastros. “Estamos confiantes e acreditamos que até o fim do ano teremos 400 mil cadastros”, comenta Brancatelli.
Para os outros dois filmes, Supermercado e Entregador, será feito um rodízio. “Supermercado explica o que é o Dotz, enquanto Entregador fala sobre a eficiência do programa de fidelidade”, explica Ricardo Chester, diretor de criação da Babel.
Além de Chester, assinam a criação da campanha Ailton Shigueo, Walter Mateus, Saulo Martin, Pedro Henrique Fernandes, Carlos Credie e Fernando Cabral. A produtora responsável pelos comerciais é a Tamborim Filmes, com direção de Paulo Gama, produção executiva de Niveo de Souza e trilha da Timbre. A fotografia é de Geison Menga.