O futebol e seu poder mobilizador foram usados pelo Esporte Clube Bahia como plataforma do movimento #LevanteBandeira. Durante partida contra o Fortaleza no último sábado (14), o clube baiano levou para a Arena Fonte Nova bandeirinhas de escanteio coloridas como manifesto contra a homofobia.

Partida contra o Fortaleza, no último sábado (14), contou com bandeirinhas de escanteio coloridas

Em nota oficial, o clube reforça que a homofobia nos estádios é apenas uma pequena expressão do que acontece fora deles. E que a opressão e agressão aos torcedores podem explicar o afastamento das pessoas LGBTQI do ambiente do futebol.

“O Bahia veste três cores, mas está ao lado de todas as outras. Respeitamos as regras, mas ignoramos as linhas, os limites. É preciso dar um passo à frente, evoluir e conviver em sinergia”.

Além da ativação em campo, o clube também divulgou um filme-manifesto que faz analogia entre as linhas do campo e as que limitam pensamentos. Narrado por Rafael, um costureiro homossexual, a peça traz reflexão ao mostrar como a linha da vida dos homossexuais é mais curta simplesmente por sua orientação sexual.

A campanha tem criação da agência Escala City+, de Porto Alegre, e produzida pelo Esporte Clube Bahia.