“Manchas de óleo chegaram às nossas camisas”. É assim que o Esporte Clube Bahia anuncia que jogará com uma camisa especial nesta segunda-feira (21), em rodada válida pelo Brasileirão.
A iniciativa do clube nordestino faz referência ao vazamento de óleo que está atingindo praias do nordeste. A origem ainda é desconhecida. A Petrobras informou hoje (21) que coletou 280 toneladas de resíduos oleosos (mistura de óleo e areia) desde o dia 12 de setembro, quando iniciou as atividades de apoio permanente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para limpeza das praias atingidas.
Segundo o clube, as camisas da ação serão leiloadas com renda revertida ao trabalho de limpeza das praias com manchas de óleo na Bahia.
“Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido? O Bahia é você, somos nós, cada ser humano. É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver”, diz o manifesto do clube sobre a ação.
“Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo. Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?”, questiona o texto.
Interessados em ajudar podem acessar este link. A partida contra o Ceará ocorre às 19h30.