A plataforma de anúncios para aplicativos DAP (Du Ads Platform), desenvolvida pelo Baidu, acaba de ser lançada no Brasil. A solução visa auxiliar empresas e desenvolvedores a monetizarem seus aplicativos, exibindo propagandas de mais de 50 networks de mídia globais já integradas.
“A plataforma proporciona native ads, que são exibidos como uma parte original do app em questão, diferentemente dos banners de ads normais, que são muito intrusivos para o usuário. Com essas soluções, o usuário não vai se sentir incomodado. Native ads são agora uma tendência nos anúncios mobile. O Facebook, por exemplo, só utiliza esse tipo de anúncio”, comenta o diretor internacional da empresa, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, Tang Cailin.
Graças a um algoritmo que identifica a melhor campanha para o usuário em determinado momento, desenvolvedores podem atingir uma receita pelo menos 40% maior que as soluções já integradas. “A DAP é uma solução para monetizar o tráfego de apps mobile, providenciando diversos tipos de anúncios. O app pode monetizar o tráfego ou os produtos. Não é um caminho para desenvolver apps e, sim, uma forma eficiente de gerar receita para aplicativos com alta qualidade de provisão de anúncios”, complementa Cailin.
Com recursos e suporte técnico para potencializar os anúncios e trazer uma receita positiva para os desenvolvedores mobile, a ferramenta está sendo apresentada no mundo todo. Por meio do evento Du Apps Conference, Cailin apresenta insights sobre como monetizar apps sem perder a eficiência nem comprometer a experiência do usuário globalmente.
A principal vantagem da DAP é que as ações online podem ser significativamente otimizadas. “No Brasil, um de nossos parceiros do setor, que utilizava apenas uma solução de monetização integrada e passou a usar a DAP, obteve um aumento de 140% nas receitas”, conta o diretor internacional.
Na China, segundo Cailin, a indústria da internet teve um boom no mercado. Nasceram diversos players bem-sucedidos nas áreas de mídias sociais, e-commerce e busca, como é o caso do Baidu, que atualmente vale US$ 60 bilhões. A estimativa é que os anúncios online na China gerem uma receita de US$ 40 bilhões, representando 60% das despesas de mídia.
Em 2015, no Brasil, os anúncios online variaram entre US$ 2,5 bilhões e US$ 3 bilhões. “Isso representa apenas 15% de todo o nosso gasto em mídia, ou seja, o país tem um grande potencial na indústria da internet”, projeta Cailin.
A DAP permite que o desenvolvedor combine mais de uma plataforma de monetização já disponível no mercado para maximizar a receita, utilizando diversas modalidades de anúncios, como custo por clique, por impressões e por ativação, entre outros.
A ferramenta possui mais de 150 milhões de impressões diárias por meio de aplicativos já integrados com a solução, contando com uma base de 27 milhões de usuários únicos todos os meses só no Brasil. No mundo, são mais de 1,6 bilhão de impressões diárias.