O Baile de Gala da Vogue chega a 14ª edição nesta quinta-feira (16) com recorde de patrocínios. A festa de pré-Carnaval reunirá artistas, celebridades e profissionais da moda e música, atraindo interesse de marcas como Coca-Cola, Diageo, Elo, Heineken, Natura, Riachuelo, Bonafont, Peugeot e Arezzo.
Com o tema Lady Zodiac, o evento no Rio de Janeiro será um hub de atrações e experiências de anunciantes que emprestarão da Vogue sua sofisticação para ativar ações customizadas antes, durante e depois da festa.
“A gente sai do papel e do digital para proporcionar aos leitores uma experiência real da marca. É como se a Vogue se materializasse e o nosso conteúdo tomasse vida na frente dos convidados. Isso tem apelo muito grande para o patrocinador, que não está mais interessado em apenas aparecer em um backdrop”, explica Daniela Falcão, diretora geral da Globo Condé Nast, que edita o título.
A executiva explica que novos formatos de mídia e branded content têm atraído patrocinadores e apoiadores, abrindo oportunidades para dialogar não apenas com os convidados, mas com os demais públicos de interesse da marca. Esse é o caso da Riachuelo, que nesta edição, veiculará via Facebook live os looks de convidadas como Claudia Leitte, Adriana Galisteu, Cleo Pires e Sabrina Sato.
“O conceito da Riachuelo neste ano é compartilhar todo o glamour do baile com os consumidores da marca, então, vai patrocinar um estúdio de transmissão ao vivo. A ideia é acompanhar a chegada das celebridades e as atrações musicais antes dos shows. À medida que elas forem chegando, darão entrevistas exclusivas no espaço”.
Daniela ressalta ainda que mesmo marcas que não necessariamente estejam ligadas ao universo do luxo encontram oportunidades de ativação. A executiva explica que o baile é a ocasião única que muitas personalidades estarão em contato com algumas marcas. Natura, por exemplo, ambientou os banheiros da festa no ano passado, disponibilizando seus cosméticos para que as convidadas retocassem a maquiagem.
A Coca-Cola e Cîroc também têm proposta de experimentação. Na edição passada, por exemplo, a marca de refrigerante trouxe em primeira mão as garrafas metalizadas personalizadas com o título da publicação. Já a marca de vodca convocou a modelo Alessandra Ambrosio para discotecar uma setlist exclusiva no baile.
“As marcas já perceberam que o baile é uma ótima vitrine para que os convidados que talvez não conhecessem determinado produto, esteja mais aberto para testá-lo, e se aprovado, porque não, se tornar um consumidor?”, finaliza Daniela.