A Interbrand revelou o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2016. As cinco primeiras posições ficaram, respectivamente, com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Já as marcas que mais cresceram de 2015 para 2016 foram Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas.
A novidade do ranking este ano são a CVC e Magazine Luiza, que entraram para a lista, ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente. A CVC foi a primeira marca do setor de agências de viagens a entrar no ranking. Já o Magazine Luiza retornou à lista, após ter saído em 2015.
“As grandes histórias deste ano têm várias características em comum e podem ser divididas em dois grupos: marcas que foram além do seu mercado de origem e marcas que utilizaram este momento para rever suas estratégias e olhar para dentro. Para isso, buscaram entender mais a fundo seus consumidores e co-criar com eles, a fim de construir lealdade”, declara Daniella Bianchi, diretora-geral da Interbrand São Paulo.
Outra observação é que 15 das 25 marcas apresentam uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, sete tiveram um crescimento de dois dígitos em seus valores de marca: Renner e Havaianas, com 17% (a maior variação positiva); Ipiranga, com 16%; a vice-líder do ranking, Bradesco, com 15%; Lojas Americanas, com 14%; Cielo, com 12% e Bohemia, com 10%.
“Enquanto a economia brasileira encolhe, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu 5,4% este ano. O portfólio, que valia R$ 104 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 110 bilhões, reforçando a importância da gestão de marcas bem feita em momentos de crise.” afirma André Matias, diretor de estratégia da Interbrand.
Confira o ranking:
Ranking |
Marca |
|
Valor em R$ milhões |
||
|
|
|
|
||
|
|
|
2016 |
2015 |
Variação |
1 |
Itaú |
|
26,611 |
24,544 |
8% |
2 |
Bradesco |
|
18,734 |
16,240 |
15% |
3 |
Skol |
|
14,867 |
13,595 |
9% |
4 |
Brahma |
|
10,713 |
10,268 |
4% |
5 |
Banco do Brasil |
|
9,981 |
9,788 |
2% |
6 |
Natura |
|
6,927 |
6,862 |
1% |
7 |
Antarctica |
|
3,974 |
3,856 |
3% |
8 |
Petrobras |
|
3,433 |
4,128 |
-17% |
9 |
Vivo |
|
2,429 |
2,630 |
-8% |
10 |
Cielo |
|
1,832 |
1,630 |
12% |
11 |
BTG Pactual |
|
1,336 |
1,839 |
-27% |
12 |
Lojas Americanas |
|
1,122 |
985 |
14% |
13 |
Renner |
|
1,118 |
959 |
17% |
14 |
Ipiranga |
|
1,066 |
915 |
16% |
15 |
Casas Bahia |
|
678 |
811 |
-16% |
16 |
Porto Seguro |
|
629 |
619 |
2% |
17 |
Havaianas |
|
607 |
518 |
17% |
18 |
Extra |
|
545 |
587 |
-7% |
19 |
Hering |
|
532 |
584 |
-9% |
20 |
Totvs |
|
495 |
501 |
-1% |
21 |
Bohemia |
|
471 |
428 |
10% |
22 |
CVC |
|
410 |
– |
– |
23 |
Rede |
|
391 |
430 |
-9% |
24 |
Magazine Luiza |
|
382 |
– |
– |
25 |
Localiza |
|
376 |
350 |
7% |