Sete meses após anunciar sua programação para o ano de 2012, a Band se antecipa ao mercado e mostra quais serão suas principais atrações para o próximo ano. A emissora também aproveitou para revelar a parceria firmada com o UOL, que passa a distribuir todo o conteúdo produzido pelo portal Band (que congrega todas as empresas do Grupo Bandeirantes de Comunicação nos meios TV, rádio, jornal e out of home).
Em relação à programação, a necessidade de comercializar as cotas da Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 pode ter sido o grande motivo da emissora já colocar na lista dos anunciantes o que terá para oferecer às marcas e produtos. Um fato prevalece semelhante a este ano: a Band continuará apostando no tripé entretenimento-jornalismo-esportes.
Pelas atrações prometidas, entretenimento deve ser a principal força. A área começou a ganhar força dentro da emissora nos últimos anos e se intensificou agora em 2012. Boa parte do crescimento de 38% previsto neste ano — número revelado por Marcelo Mainardi, diretor executivo comercial da Band — deve-se aos programas dessa linha. “Pânico na Band”, por exemplo, que estreou na casa no mês de abril, após quase uma década de RedeTV!, aumentou em cinco vezes a audiência das noites de domingo. “Quem fica em pé?”, o game show de José Luiz Datena, em três vezes.
A emissora também cresceu 12% no prime time (18h às 0h) no ano em todo Brasil, e 21% em São Paulo, na mesma faixa de horário. Para 2013, além de novas temporadas das duas atrações e dos sucessos “CQC”, “Agora é tarde” e “A liga”, entram na grade as séries “Walking dead”, “24 horas”, “Roma” e “Julius Cesar”. “Mulheres ricas” também terá uma nova temporada, com 12 episódios a partir do dia 7 de janeiro, assim como “O mundo segundo os brasileiros”, que estreia no mesmo dia, com previsão de 13 episódios. Eventos como “Band folia” (a transmissão dos Carnavais de Salvador, Recife e Olinda), “Miss Universo”, “Miss Brasil” e “Miss São Paulo” também estão confirmados.
Esportes
Falando de esportes, o futebol, como não poderia deixar de ser, continua sendo prioridade na grade da Band. Em 2013, além dos campeonatos estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, Copa do Brasil, Sulamericana e o Brasileirão, a novidade fica por conta do Campeonato Brasileiro da Série B.
Porém, a grande expectativa é em relação a Copa das Confederações, torneio que a Fifa organiza sempre no ano anterior da Copa do Mundo e que irá reunir seleções como Itália, Uruguai, México, a atual campeã do mundo Espanha e o Brasil, sede do torneio. Segundo Mainardi, os patrocinadores oficias da Fifa tem até o próximo dia 23 para decidirem se irão comprar as cotas de patrocínios oferecidas pelas emissoras que irão transmitir o evento (Band e Globo). “Após disso, as cotas são abertas ao mercado”, disse, sem revelar números.
Já para a Copa do Mundo, as cotas serão abertas em dezembro. “Os patrocinadores da Fifa terão 10 semanas para adquirirem. Depois, daremos um mês para os patrocinadores da Band na Copa de 2010, compromisso que firmamos com eles na ocasião. Se ainda assim não forem preenchidas, estarão abertas ao mercado”, afirmou. Caixa, Casas Bahia, Itaipava, Petrobras, Samsung e Volkswagen foram os cotistas do mundial da África do Sul, que ainda teve a Embratel com o top de cinco segundos e a P&G, por meio da Gillette, com ação especial.