Atores turcos são os protagonistas da novela "Mil e Uma Noites"

Com o mote “Você nunca experimentou uma programação assim”, a Band apresentou na tarde desta terça-feira (24), em São Paulo, sua programação para o ano de 2015. A grade não tem muitas novidades em relação ao ano anterior. E foi classificada pelo VP comercial da emissora, Marcelo Mainardi, como uma “ousadia planejada”. “Se é que isso existe”, brincou. “Estamos sendo compatível tanto quanto a realidade do mercado publicitário quanto da própria economia do país, que passam por períodos de recessão. É uma ‘programação pés no chão’”, completa.

Por outro lado, Mainardi diz que a Band tem alcançado resultados significativos com esta estratégia. “Crescemos 14% em share publicitário no ano de 2014”, revela. Claro que a Copa do Mundo, onde a Band foi a segunda emissora de maior audiência, contribuiu e muito para isso. Mas outras atrações, como o MasterChef – cuja segunda temporada é uma das maiores apostas para 2015 –, também foram vitais para o bom desempenho da emissora no ano passado.

“Temos produtos diferentes para anunciantes de todos os tipos. Aliás, deixo aqui uma mensagem para que as agências levem os nossos produtos para seus clientes, e vice-versa”, afirmou Mainardi no encontro que reuniu mídias das maiores agências do país.

Em relação às novidades para 2015, a Band irá voltar à teledramaturgia, com a novela “Mil e Uma Noites”, produção turca que já foi transmitida em mais de 50 países e entrará no ar no horário nobre, após o Jornal da Band. “Antes tínhamos um programa religioso após o telejornal. Agora, com uma novela vindo na sequência, oferecemos não só uma oportunidade no horário nobre como também fortalecemos o noticioso que vem antes”.

Porém, Mainardi diz que o retorno neste caso não é algo esperado a curto prazo. “Primeiro temos que intensificar o horário das novelas. Assim que acabar uma, tem que vir outra atrás, para marcar o espaço. É um produto que vai na contramação. Você passa, para depois vender”, explica, afirmando que pode inclusive abrir as portas para a emissora produzir teledramaturgia futuramente.

Além da novela, a Band revitalizou a grade aos sábados, segundo Mainardi, um “dia morto” até então. As duas novidades estão com um programa do mundo animal, comandado pelo biólogo Richard Rasmussen e com documentários produzidos pela BBC. E com a entrada do MMA na programação da emissora, que passará o Jungle Fight. Maior torneio brasileiro do gênero, o Jungle Fight foi criado pelo ex-lutador Wallid Ismail, e desde os ano passado tem como sócios Tutinha (da Jovem Pan) e o empresário Pedro Assunção.

Fora as novidades, a Band continua apostando forte em seu know-how de jornalismo e esportivo, marca que acompanha a emissora há muitos anos. Tanto que, apesar de lançar a programação de 2015, a emissora já fez questão de deixar o mercado publicitário atento em relação a 2016, quando ocorre os Jogos Olímpicos do Rio.

 

E também destacou o entretenimento, com o CQC – que agora tem Dan Stulbach de apresentador, em substituição e Marcelo Tas, e Rafael Cortez de volta ao programa –, Pânico na Band, A Liga, o Miss Brasil, Agora é Tarde, na segunda temporada sob comando  e Rafinha Bastos e a série americana The Strain, criada em 2014 pelo cineasta Guillermo del Toro.