Fundada em maio de 2005, a rádio BandNews FM é hoje uma das principais emissoras de notícias do Brasil. E essa trajetória foi construída em cima de uma marca mais do que estratégica: o ouvinte no centro da programação, um legado de Ricardo Boechat, que deu nome a uma central dedicada especialmente a quem está do outro lado do dial.
“Foi assim que decidimos, por exemplo, apostar na criação da Central de Atendimento ao Ouvinte Ricardo Boechat, com profissionais dedicados exclusivamente a fazer esse contato. Ali, alimentamos esse elo com o ouvinte e passamos a conhecer ainda mais nossa audiência”, afirma Sheila Magalhães, editora-executiva da BandNews FM.
A jornalista conta ainda que a Central de Ouvinte Ricardo Boechat é também uma porta de entrada para pautas que se transformam em reportagens. “Ganhamos também ainda mais agilidade, marca já reconhecida da BandNews FM”, diz.
Outra estratégia da BandNews FM está em campanhas externas de marketing, divulgação de conteúdos nos demais veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação por meio da integração, além da presença nos canais digitais para atrair a audiência especialmente dos mais jovens.
“Nesse sentido, aliás, tem sido importante trabalhar de maneira distinta cada uma das redes sociais, respeitando as diferenças de público e linguagem entre elas, para impactarmos de maneira mais assertiva essas pessoas e gerarmos mais engajamento”, revela Magalhães.
Além disso, a rádio passou a contar nos últimos anos com um gerente que atua em contato direto com o departamento comercial. Sua função é, sobretudo, pensar e desenhar projetos de conteúdo que atendam o mercado publicitário, criando, assim, ações junto com os clientes. De acordo com a editora-executiva, a ideia tem sido experimentar e explorar sempre as novidades, estar em toda parte e chegar até as pessoas de formas variadas.
MULTITELAS
Foi-se o tempo em que o rádio dava apenas para se escutar. Hoje, com a massificação de plataformas como o YouTube, o veículo se tornou também um pouco de televisão. Na BandNews FM, por exemplo, das 24 horas diárias de programação, 16 delas são transmitidas ao vivo no perfil do YouTube.
Além dos jornais completos, que ficam disponíveis, existem playlists com vídeos curtos dos trechos mais relevantes da programação, colunistas, quadros, reportagens, comentários e entrevistas. “Esses vídeos mais curtos permitem que as pessoas busquem mais rapidamente aquele conteúdo específico que querem consumir, sem terem de ficar acompanhando horas de programação”, diz.
Os vídeos, explica Sheila, são monetizados pela plataforma e contam ainda com mídia programática. Há também a produção de conteúdo patrocinado, como entrevistas e fóruns, por exemplo. “Particularmente, o canal do YouTube nos permitiu estar diariamente na tela da TV de muitas casas e escritórios”, afirma.
AUDIÊNCIA
Sheila Magalhães afirmou que houve um aumento na audiência ao longo da pandemia de Covid-19 e, para ela, um dos motivos deste incremento foram as fake news.
“Nesse contexto, a BandNews FM passou a contar com mais ouvintes e isso, claro, veio refletido na audiência. Além disso, muitas pessoas passaram a acompanhar a BandNews FM por causa da mudança de rotina ou pelo home office”, diz.
A executiva destaca também uma das principais características do rádio – a prestação de serviços – como um fator importante para o aumento da audiência.
“Foi ali que prevaleceram e prevalecem a força e a relevância locais do rádio, com informações fundamentais sobre a retomada de atividades, funcionamento de serviços e comércios, volta ou não às aulas e, mais tarde, com todos os serviços relacionados à vacinação”.