Informações, curiosidades e dicas sobre o universo da publicidade serão o foco do “BandNews no mercado”, nova atração da BandNews FM. Idealizado por Mário Baccei, vice-presidente das rádios do Grupo Bandeirantes; Sheila Magalhães, editora-executiva de jornalismo; e o jornalista João Faria, que comandará a apresentação, o programa pretende atingir a todos os públicos interessados no assunto, não necessariamente atuantes no meio.
“O ‘BandNews no mercado’ irá tratar de propaganda, marketing e promo a partir de uma linguagem fácil, direta e informal, já característica da BandNews. Queremos que as pessoas saibam mais sobre a relação entre produto e consumidor ou como nasce uma campanha, por exemplo, sem jargões publicitários”, afirma Baccei.
O programa irá ao ar todo sábado, com reprise aos domingos, e terá uma coluna diária de segunda a sexta. “Na coluna, veicularemos pílulas de informação e faremos o convite para ouvirem o programa. Será uma espécie de aquecimento”, explica Baccei. A primeira coluna estreia nesta segunda-feira (3) e o primeiro programa, no dia 8. Um dos quadros será direcionado ao público jovem, em especial a estudantes, a fim de desmistificar a profissão a partir de entrevistas com nomes que são referência na área. “A ideia é estender esse contato com os estudantes e promover seminários para discutir os rumos da nova geração de profissionais da comunicação”.
Meio
O atual share de rádio é de 4,2%, valor considerado baixo pelo setor diante de sua enorme penetração nos lares (mais de 90%). Porém, se a maioria dos profissionais da área credita aos anunciantes a culpa pela pequena participação na divisão da verba publicitária, Baccei diz que o problema está nas emissoras.
“Estou sempre na contramão em relação a esse assunto. Acho que o grande problema está no próprio meio, que nunca se valorizou e nem se profissionalizou como deveria. É preciso ir ao anunciante e provar a eficiência do rádio. Temos 11 formatos de conteúdo na Band e todos têm clientes por trás. O mercado reconhece que somos competentes porque entregamos resultado”, destaca. “O rádio é forte, influente, atinge públicos segmentados e é ouvido por todas as classes. Não há por que não se investir nele”.