Eduardo Axelrud: pessoas estão energizadas com a nova faseDepois de ficar ausente da mídia por um longo período, o Banrisul, um dos principais anunciantes do Rio Grande do Sul, volta com força toral. Um comercial de um minuto e meio criado pela Competence apresenta novo posicionamento do banco gaúcho, que mostra a evolução dos serviços e deixa de lado o tradicionalismo.

Entre várias cenas ousadas e dinâmicas, aparece, por solicitação do próprio banco, uma cena de inclusão sexual, já que duas moças aparecem de costas, abraçadas, insinuando sutilmente homossexualismo.

Segundo Eduardo Axelrud, vice-presidente de criação da Competence, foi realizada uma pesquisa que identificou que, apesar do orgulho que os gaúchos sentem em relação ao banco, a sua imagem está “envelhecida, parada no tempo”. Durante muitos anos, o banco trabalhava a imagem do gaúcho de bombachas, tomando chimarrão, preservando as tradições locais. “O Banrisul é um banco ativo, com uma série de produtos diferenciados e únicos como o ‘Banricompras’, cartão de débito que permite parcelar as compras; a internet é segura, pois não usa senha; tem a mesada eletrônica e o ‘Credito Minuto’. A imagem precisava ser modernizada”, conta Axelrud, complementando: “Concluímos que a campanha precisava mostrar a energia, a movimentação do banco que está em constante evolução”.

O mote da campanha é o movimento e o novo slogan, “Evoluindo sempre com você”. Produzido pela Zeppelin, com direção de Rogério Souza, o comercial questiona o que move as pessoas. “É instigante o tempo inteiro”, diz o criativo. No primeiro dia de veiculação, o comercial já tinha mais de dez mil views no YouTube. Além da boa repercussão, Axelrud conta que também houve um trabalho motivacional com o público interno. “As pessoas estão se sentindo energizadas com a nova fase”.

A Competence também lança o sound branding do Banrisul. Produzido pela Loop Reclame, que conquistou o GP de Produtora de Áudio no Prêmio Colunistas RS deste ano, a trilha é baseada nas três sílabas do banco que serão utilizadas em todas as ações sonoras do anunciante. “São três notas que remetem às três sílabas e aos três cubos, reforçando a marca registrada do Banrisul”, explica Axelrud. A campanha conta ainda com ações de mídia exterior, cobrindo Porto Alegre e interior do estado com mais de 250 pontos de outdoor, além de spots nas emissoras de rádio da capital e em outros 140 municípios gaúchos.

Na mídia impressa, a campanha é composta por anúncio institucional e de produtos, cobrindo cerca de 190 cidades. A partir de janeiro, serão lançados os comerciais dos produtos dando continuidade à campanha. “O Banrisul está se colocando como um cliente moderno. Foi um trabalho enriquecedor e surpreendente”, conclui o vp de criação.