A Batavo, marca da BRF, lançou nesta quarta-feira (12) a Hidra, bebida que combina fruta e soro de leite — e que com isso inaugura uma nova categoria de produto no Brasil entre as bebidas lácteas. Segundo Luciane Matiello, diretora de marketing de lácteos da BRF, o lançamento faz parte da estratégia de reposicionamento da marca, realizada durante o ano e inspirado na natureza.
“Pensado para sua natureza”, aliás, é o logo que foi adotado pela Batavo em maio deste ano. “Nosso objetivo é sempre lançar produtos que, mesmo industrializados, sejam relevantes e tragam benefícios à saúde dos consumidores”, diz, afirmando que esta será a bebida mais rica do mercado, se comparada a sucos de fruta, de soja, isotônicos e outros. “Uma porção de 330 ml de Hidra equivale ao potássio de uma banana prata. O produto também é o que traz mais proteínas, cálcio e outros elementos. O soro de leite é quem traz um alto valor nutricional”, observa.
Hidra chega ao mercado em janeiro, inicialmente apenas em São Paulo. Será lançado em embalagens de um litro e de 330 ml, nos sabores uva, pêssego e maracujá. O investimento no lançamento do produto é de R$ 15 milhões.
Balanço
O ano de 2012 para a BRF deve igualar o desempenho que a empresa teve no ano passado. Algo considerado positivo para os executivos da companhia, em um período em que foi preciso se desfazer de diversas marcas e produtos por conta de determinações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), ainda em função da fusão entre Sadia e Perdigão, em meados de 2011. Mais de 100 produtos foram lançados, mas número semelhante deixou de fazer parte do portfólio das empresas com a união.
Já no âmbito internacional, mesmo com a crise da zona do euro, a BRF deve fechar o ano com um crescimento de 10% em relação a 2011. As vendas para o exterior representam hoje 40% do total da companhia. Desse montante, o líder é o Oriente Médio, responsável por adquirir 33% das exportações da empresa brasileira. Europa e Ásia representam 15% cada, enquanto a África, região que mais cresceu para a BRF este ano (cerca de 20%), hoje quase 8%. Rússia e região (Eurásia) representam cerca de 7% do portfólio.
Vice-presidente internacional de marketing da BRF, Antonio Augusto De Toni diz que o objetivo para 2013 — que ele acredita que será bem melhor do que 2012 — é a manutenção e qualificação dos produtos. “Queremos manter o volume de exportações e melhorá-los qualitativamente, oferecendo uma gama mais diversificada para o varejo e consumidor final, podendo também, assim, qualificar o preço”, diz. “Somos a companhia brasileira que mais exporta produtos de consumo. No total das exportações ficamos atrás apenas de Petrobras e Vale, que não é dirigido em sua maioria ao consumidor final”, completa.
Outra ação da BRF para 2013 é o lançamento de uma campanha para o trade com o objetivo de mostrar a força de sua marca institucional e marcar de vez a sigla como o nome da companhia, ao invés de BR Foods ou Brasil Foods, como também a empresa é constantemente chamada. Ainda não existe um prazo para o lançamento nem a agência que cuidará disso, apesar da conta institucional pertencer ao portfólio da NBS (que também cuida dos lácteos — Batavo e Elegê). As outras agências que atendem a BRF são F/Nazca S&S, DM9DDB, DPZ (todas com Sadia) e Talent (Perdigão).