Com verba anual até 2010 de aproximadamete R$ 160 milhões, mas que com os aditivos legais chega aos r$ 250 milhões, atualmente sob a responsabilidade das agências Artplan e Master, o Banco do Brasil está abrindo processo de concorrência no qual vai crescer em 60% seu orçamento para ações de comunicação mercadológica. Serão empenhados R$ 420 milhões para publicidade e três agências serão definidas como fornecedoras deste tipo de serviço. Nesta sexta-feira (14), na sua sede em Brasília, o BB recebe o mercado para audiência pública para debater o edital nº 33351, disponível em seu site.

A ampliação do budget de publicidade não é aleatória. O BB quer crescer a concorrência com os bancos privados, especialmente o Bradesco e Itaú, que avançam mais aceleradamente nas margens de market share e de imagem. Os dois bancos têm orçamentos próximos dos R$ 300 milhões por ano. As agências interessadas na conta publicitária do BB, que deverão comprovar patrimônio de R$ 4,2 milhões, valor que elimina uma série de pretendentes, também não serão remuneradas pela participação.

“As concorrentes que apresentarem qualquer dos índices relativos à boa situação financeira igual ou menor que 1,00 (um) deverão comprovar possuir patrimônio líquido igual ou superior a R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais). A comprovação será feita mediante verificação dos dados do balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na formação da legislação em vigor, vedada a sua substituição por balancetes ou por balanços provisórios”, diz o item 1.3.4.1 do edital.

O briefing do BB é detlhado, o que vai facilitar a compreensão dos valores do banco. Em linhas gerais, diz:

5.1 Geral
Fixar um posicionamento que diferencie a nossa marca, consiga dar visibilidade para os nossos diferenciais e atributos, com foco no fortalecimento dorelacionamento do Banco do Brasil com seus públicos de interesse.

5.2 Específicos
– Reforçar seu atributo de brasilidade: o banco do Brasil e de todos os brasileiros;
– Possibilitar a percepção de que o Banco do Brasil é um banco completo. Que além de produtos e serviços adequados aos seus diversos segmentos de clientes, é um banco que colabora com o desenvolvimento do País; que investe no esporte e na cultura; que se mobiliza esforços para a Sustentabilidade do planeta;
– Gerar identificação com seus clientes por ser um banco próximo, que está acessível por todos os meios possíveis;
– Revelar a modernidade e inovação que caracterizam o Banco por meio da tecnologia que está disponível e da constante busca de atualização de suas diversas soluções.

por Paulo Macedo, de Brasília