Versão brasileira é a de maior longevidade do mundoComeçou. Mais um BBB entra em cena em 14 de janeiro de 2014 – sua 14ª edição –, mantendo-se como a versão de maior sucesso e maior longevidade no mundo. A Rede Globo renovou as seis cotas de patrocínio com Fiat, Ambev/cerveja, Ambev/guaraná, Kopenhagen (Brasil Cacau), Unilever (Omo) e L’Oreal (Garnier), por R$ 26,9 milhões cada – pouco mais do que os R$ 23,9 milhões da edição passada.

A 13ª edição encerrada em março deste ano chegou, segundo dados do Ibope, a uma média de cerca de 23,6 pontos de audiência. Segundo a emissora, somando todos os paredões da temporada, somaram-se 500 milhões de votos. A final do programa marcou 29 pontos com 51% de share. A média em São Paulo foi de 24 pontos com 44% de share.

Os dados da última edição são cerca de metade da média da quinta edição, em 2005, vencida por Jean Wyllys (hoje deputado), e que chegou ao recorde de audiência de 47,5 pontos e um share de 69,7%. Desde 2008, a audiência vem caindo, embora o interesse dos anunciantes se mantenha alto.

J. B. de Oliveira, o Boninho, diretor de núcleo responsável pelo programa, diz que o segredo do sucesso do BBB no Brasil é o fato de não encararem o produto como uma experiência, além da dedicação da equipe e seu “bom humor”. “É apenas um jogo divertido, e a edição dá o toque final”, diz ele.

Ações

A Ambev pretende trabalhar as versões normal e zero do Guaraná Antartica em todas as suas embalagens e, desta vez, também o energético Fusion. O patrocínio vem desde 2009. O Guaraná colocará, em breve, campanha temática no ar e, dentro da casa, pretende focar bastante na embalagem pet 100% reciclada, a primeira do Brasil feita 100% de outras pets, reforçando as propriedades de sustentabilidade que a marca tem. O projeto completou um ano recentemente e a iniciativa já retirou 140 milhões de garrafas pets do meio ambiente.

A cerveja Skol entra no seu segundo ano de BBB, bem como Kopenhagen e L’Oreal. Já a Unilever (Omo) e a Fiat estão no programa, respectivamente, desde 2002 e 2010.

Now

Paralelamente, a Net iniciou as vendas do pay-per-view da atração, com desconto na compra antecipada. A novidade é a opção de aquisição em alta definição e a inserção do conteúdo no Now para assistir quando quiser. A transmissão do “Aquecimento BBB” começa no próximo dia 9 – e exibirá os melhores momentos das edições anteriores, as festas mais marcantes, as brigas e os romances. A cobertura do BBB 14 pelos canais pay-per-view contará ainda com o “Mosaico” (canal com 4 câmeras diferentes, simultaneamente, com dois áudios diferentes).