Zé Delivery, Seara e Chevrolet são as patrocinadores que ocupam o top 3 de Share of Voice, segundo a Stilingue

O Big Brother Brasil 2023 chegou ao fim na terça-feira (25). Com 100 dias e um recorde de patrocínio, a 23ª edição do reality show da TV Globo encerrou com a vitória de Amanda, que levou para casa um prêmio de R$ 2,8 milhões.

Como nas edições anteriores, além dos 22 participantes da casa, os patrocinadores também foram assunto nas redes sociais e marcaram presença na lembrança dos telespectadores.

Segundo um estudo da Stilingue, a estreante da edição, Zé Delivery, foi a marca mais mencionada nas redes sociais durante os três meses de programa, totalizando mais de 200 mil menções.

O aplicativo estreou fazendo aparições dentro da programação da Globo e foi responsável pela prova do anjo, que aconteceu no sábado de Carnaval. Já na última semana, com o intuito de reforçar a conexão entre a marca e o BBB, o Zé convidou Marcelo Adnet para comandar a Sala da Diversão.

Em um cenário com estética inspirada na sala de comando do reality, onde o ator e humorista convidava os consumidores a acompanharem as redes sociais da plataforma para ganhar descontos e promoções exclusivas que serão liberadas por ele ao longo do programa.

“Alcançar este título só foi possível pelo fato de sermos um app democrático, acessível a todas as pessoas e que está presente em todos os momentos, no encontro entre amigos, na reunião familiar, no futebol. Entregamos diversão, alegria e entretenimento, por isso todas as nossas ações dentro do BBB estão focadas em nos aproximarmos ainda mais dos nossos Zé Lovers, como são chamados nossos fãs”, afirmou Paola Mello, head of brand strategy do Zé Delivery.

Em seguida, ficaram duas patrocinadores atendidas pela WMcCann, a Seara e a Chevrolet — também estreante — com mais de 116 mil e mais de 84 mil menções, respectivamente.

A Seara, que está em seu quarto ano como patrocinadora do programa, foi responsável por provas e ações que aumentaram a visibilidade da marca e proporcionaram mais sabor ao público interno e externo da casa, o que gerou um aumento de 60% nas conversões de vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, as ações nas redes sociais e os QR Codes disponibilizados durante as ações geraram um engajamento 145%. Em suas redes sociais, a marca observou um crescimento de 31% em sua base de seguidores e registrou um engajamento 1.212,12% maior no Twitter, canal mais utilizado pelos espectadores para falar sobre o programa.

Já a Chevrolet encerrou o BBB 23 com grandes resultados, entre eles o trend topics global na prova do anjo da S10 Midnight. A parceria com influenciadores como Diogo Defante e Rafael Portugal também foi essencial na construção de conteúdo nas redes sociais e fomentou o engajamento com o público.

A marca ainda trouxe logo no começo do programa a promoção #TEAMCHEVROLET, dando ainda mais fôlego à comunicação da marca que aproveitou o patrocínio para lançar quatro novos carros no mercado brasileiro, sendo eles Nova Montana, S10 Midnight, Tracker Midnight e picape Silverado.

“Chegamos ao final do programa com sentimento de dever cumprido. Foram muitos aprendizados, uma operação com perfis multidisciplinares trabalhando 24/7 durante 100 dias em total sintonia com o marketing dos nossos clientes para que os objetivos de cada um pudessem ser alcançados. Das quase 40 marcas envolvidas no BBB 23, ter os nossos clientes no topo do ranking é, com certeza, uma tremenda alegria e estamos prontos para os próximos capítulos”, afirmou Patrícia Colombo, head de conteúdo da WMcCann.

Em seguida, ficou a Stone com mais de 57 mil menções. A marca foi a responsável por aumentar o prêmio da edição, que passou de R$ 1,5 milhões para R$ 2,8 milhões em uma dinâmica que envolvia os participantes.

Com a campanha Bota para girar, a Stone ocupou os trending topics do Twitter durante nas terças-feiras, que era marcado pela eliminação de um dos participantes e pela dinâmica de aumento do valor final.

“Ao realizarmos a maior ação de visibilidade da companhia em escala nacional, apresentamos as marcas Stone e Ton com diversas ativações dentro e fora da casa, e oferecemos aos participantes uma nova dinâmica de premiação para entregar o maior prêmio já pago a um vencedor do reality show, além de lançarmos produtos e promoções direcionadas aos atuais e futuros clientes, para melhorar a vida dos varejistas de todo o Brasil”, afirmou Rodolfo Luz, head of marketing da Stone.

Para encerrar o Top 5, ficou o Mercado Livre, que assumiu o lugar da Americanas, que desistiu do patrocínio após ter sido descoberto um estouro de R$ 20 bilhões.

O contrato entre a Globo e o Mercado Livre incluiu participações em provas e atividades rotineiras do programas, como festas e ações pontuais.

Veja o ranking completo das marcas mais mencionadas do BBB 23: