Segundo uma pesquisa da Nielsen realizada nos Estados Unidos, fabricantes de bebidas alcoólicas estão explorando cada vez mais o nicho de bebidas produzidas com sabores diferentes como frutas, marshmallow e até mesmo amendoim. A intenção é criar produtos diferenciados para atrair o consumidor, mas a conclusão dos dados é de que as marcas precisam estar atentas para distinção de idade, gênero e também preferencias regionais para evitar erros ao lançar produtos do tipo.
De acordo com o estudo, no segmento de vodka, por exemplo, a proporção de bebidas com sabores já representa 20% do mercado nos Estados Unidos. Entre as marcas de whisky, já são 12%. Marcas de cerveja também estão utilizando cada vez mais misturas no pão líquido dos monges.
Esse tipo de bebida tem maior aceitação por parte de mulheres do que de homens. Segundo os dados, apenas 27% de entrevistadas do sexo feminino rejeitam drinks com mistura de sabores. Entre consumidoras de 21 a 35 anos, a rejeição cai para somente 8%.
Enquanto isso, entre os respondentes do sexo masculino, 42% disseram não gostar dessas bebidas. Entre os que possuem 65 anos ou mais, a rejeição chega a 72%.
Entre os homens que apreciam as bebidas novas, os sabores que mais agradam são maçã (31%), morango (27%), limão (25%) e cereja (24%). Para as mulheres, os preferidos são morango (40%), frutas tropicais (28%), framboesa (25%), lima (23%) e maçã (22%).
A pesquisa também aponta para preferências regionais que podem estar mais relacionadas a gostos culturais do que necessariamente ao clima das regiões.
“Entender as preferências de sabor dos consumidores é fundamental considerando o custo de lançar um novo produto no mercado”, concluo o estudo da Nielsen.