Fugindo da propaganda tradicional, agência criou projeto com o grafiteiro Kobra para o Metrô SP

“Nós nascemos dessa frase: As pessoas mudaram muito nos últimos anos.” Foi dessa forma que um dos sócios da beGiant, Guga Lemes (CCO), falou sobre  a criação da agência, que foge do modelo tradicional de publicidade no país e segue o conceito do advertainment (que une advertising e entertainment). É notório que a propaganda vem sofrendo transformações após a internet, com a busca cada vez maior de uma linguagem integrada e a produção de mais conteúdo proprietário para as marcas. E é dentro desse contexto que a beGiant está entrando com a propaganda não convencional.

Mas mídia, definitivamente, não é o negócio da agência. “Não compramos e não pretendemos comprar mídia para não ficar presos a um formato”, ressalta Lemes. “Se amanhã chegar um cliente pedindo para comprarmos mídia, levaria ele para alguma das agências parceiras com que trabalhamos, como a Neogama/BBH ou AlmapBBDO”, reforça o sócio Felipe Barahona (CEO).

Os sócios Guga Lemes e Felipe Barahona: não queremos comprar mídia

Ao que tudo indica, o modelo de negócios da beGiant está dando certo. Apesar de não revelar o faturamento de 2014 – o primeiro ano inteiro da agência, fundada em junho de 2013 –, a carteira de clientes é relevante, com marcas como Volkswagen, Embratur, Metrô de São Paulo e Alpargatas. Segundo os sócios, há uma demanda crescente dos clientes por ideias diferenciadas, inovadoras, e é dentro desse cenário que a beGiant cresce.

Para 2015, o CEO da agência diz que o objetivo é dobrar o faturamento em relação ao ano anterior. “Apesar de que para muita gente o ano começa só depois do Carnaval, já temos praticamente fechado um contrato com uma grande empresa que tradicionalmente sempre anunciou em mídias tradicionais e vai apostar suas fichas no entertainment, uma mudança de modelo de atuação mesmo”, revela Barahona.

Cases

Os cases da beGiant também são bem interessantes. Em sintonia com a nova onda de grafite que toma conta de São Paulo, a beGiant criou, para o Metrô de São Paulo, o projeto “Arte de Obra”, a fim divulgar a futura linha Lilás. Para realizar o projeto, a agência convidou seis renomados artistas urbanos, entre eles Eduardo Kobra, para pintar mais de um quilômetro de muros.

“Em vez de um tema qualquer, os tapumes foram ilustrados com ícones que remetem ao transporte sobre trilhos. Assim, o público pôde receber a informação de que ali haveria futuras estações”, diz Lemes.

Outro projeto de advertainment foi “Encuentros en Brasil”, criado para a Embratur, visando divulgar as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 em 53 países. Seis grandes artistas latinos foram convidados a criar uma canção sobre o país e gravar um videoclipe em paisagens brasileiras. Os bastidores da viagem foram transformados em 12 episódios de 30 minutos, exibidos pela HBO. O case foi premiado nos festivais El Ojo (Argentina) e Cristal (França).

“As emissoras precisam de conteúdo. Trocamos os 30 segundos por 30 minutos, e conseguimos mostrar de outra forma a cultura e a gastronomia brasileira, o que não seria possível em um comercial de 30 segundos”, destaca Barahona.