Com o objetivo de apoiar os jovens na luta global contra o desemprego, a United Colors of Benetton, por meio da Fundação UnHate, lança a campanha “Unemployee of the year”. A estratégia consiste na apresentação de um concurso online no qual jovens entre 18 e 30 anos, de qualquer nacionalidade e que estão à procura de emprego, são convidados a apresentarem projetos que visem impactar efetivamente a comunidade onde vivem. Os autores das 100 ideias selecionadas ganharão uma bolsa no valor de cinco mil euros e os projetos receberão o apoio da UnHate para serem concretizados.
“A nova campanha da United Colors of Benetton apresenta um retrato realista da sociedade de hoje, que enfrenta o problema do desemprego dos jovens, a fim de mostrá-lo sob uma nova ótica e criar valor para o imenso capital humano dos jovens”, afirma Alessandro Benetton, presidente do Grupo Benetton. “Nós não podemos mudar o mundo, mas a Benetton quer usar a sua voz para defender os jovens e celebrar a sua força e valor”.
Veiculada mundialmente, a campanha — composta por filme, anúncios e materiais para internet — apresenta o conceito dos Neets, definidos como jovens sem emprego, com educação, formação e idade inferior a 30 anos, que estão buscando o seu caminho na vida. São exemplos da primeira geração pós-guerra, que precisa lutar mais do que seus pais para encontrar um emprego.
As peças retratam o dia-a-dia de jovens neets comprometidos e mostram que eles são capazes de encontrar formas novas e criativas de enfrentar o problema do desemprego, sem serem taxados de inúteis, preguiçosos ou anarquistas. No filme, a locução explica: “O trabalho não me define. As causas pelas quais luto, sim”. Os resumos para projetos deverão ser enviados ao site da Fundação UnHate.