Site da campanha explora a história por trás de cartazes históricos

Para o Dia Internacional da Mulher, a BETC Havas e a Eletromidia lançam 'Cartazes da resistência', uma campanha que leva às ruas de São Paulo cartazes marcantes do movimento feminista.

A ação acontece no dia 8, na Avenida Paulista, com cartazes exibidos em mobiliários urbanos próximos ao MASP e em ruas adjacentes. Além de visualizar as peças, quem passar pela região poderá retirar os cartazes e levá-los para casa.

As imagens são baseadas no acervo da fotógrafa Rosa Gauditano, uma das poucas mulheres a registrar protestos feministas nos anos 1980. Entre os eventos retratados estão a passeata contra o assassinato de Eliane de Grammont, em 1981, e a manifestação do grupo SOS Mulher, na Praça da Sé, no mesmo ano.

Novos postêres ao lado dos cartazes de inspiração (Divulgação)

As imagens ganharam um novo design e foram impressos em papel sintético resistente, simbolizando a durabilidade da luta feminista. “Se a luta feminina é de resistência, os cartazes também precisam ser”, reforça a campanha.

“Parece que precisamos estar sempre nas ruas, protestando pelas mesmas coisas. Pensando nisso, criamos essa campanha com a Eletromidia. Seus OOHs estão sempre presentes nos espaços públicos, em lugares impossíveis de ignorar.”, afirma Sophie Schönburg, VP de criação da BETC HAVAS.

No site da campanha, mulheres compartilham suas experiências e reflexões sobre os direitos femininos. Entre os depoimentos está o de Maria Clara Queiroz, educadora social do projeto Minas e Manos – Desconstruindo o Machismo.

Maria Clara Queiroz, educadora social que integra a campanha (Divulgação)

A socióloga e ativista Jacqueline Pitanguy, que teve papel fundamental na inclusão de direitos femininos na Constituição de 1988, compartilha sua visão sobre os avanços e desafios da luta feminina.

Jacqueline Pitanguy deu depoimento ao projeto 'Cartazes da Resistência' (Divulgação)

“Mais uma vez, ao lado da BETC Havas, consolidamos essa parceria para dar ainda mais força a mensagens que geram impacto e promovem reflexões importantes na sociedade”, afirma Marcelo Pacheco, chief sales officer da Eletromidia.