A BETC, uma das principais e mais criativas agências de publicidade da França, em colaboração com a editora Dominique Carré, lançou o “General Graffiti”, um livro sobre a arte de rua e como ela transformou o subúrbio de Paris nos últimos 40 anos.
A obra, em suas 250 páginas, destaca a construção Magasins Généraux, em Pantin, no subúrbio da capital francesa, que ao longo dos anos tornou-se um refúgio para artistas de rua e que, em 2016, será sede da agência.
No ano passado, a BETC lançou o projeto graffitigeneral.com, um site em 3D que permite aos usuários explorar o edifício e criar suas próprias tags digitalmente. Como o prédio atualmente está sendo reformado para ser seu futuro lar, a agência está trabalhando para preservar as obras existente no local.
O livro, divulgado agora, foi lançado em outubro no site da Amazon francesa por 49 euros. Tem autoria do artista de rua Karim Boukercha e fotografias de Yves Marchand e Romain Meffre; e também apresenta um estudo de um número considerável de arquivos e documentos inéditos sobre o assunto.
A BETC deve se mudar para o local retratado na obra em 2016. Entre seus principais clientes estão Air France, Canal+ e Evian – esta última, marca de água mineral para quem a agência lançou campanhas premiadas e de grande recall recentemente, casos dos virais “Roller babies” e “Baby&Me”.
A agência também conta, na Europa, com uma operação em Londres. E, em fevereiro deste ano, chegou a São Paulo, pelas mãos dos sócios locais, Erh Ray e Gal Barradas.