Estou envolvido em uma nova empreitada que envolve conteúdo e educação. O principal objetivo da iniciativa é viabilizar a realização de uma grande gama de cursos, das mais diferentes especialidades. Logicamente, o marketing e suas múltiplas vertentes representam um foco especial, mas não único. Tudo começa com a formatação de uma parceria da minha nova empresa (ATP Conteúdo & Educação) com o WTC. A ideia é transformar o WTC numa central de cursos de especialização e atualização, em parceria com empresas, instrutores e instituições de ensino.

O que nos anima é a necessidade inquestionável de uma constante atualização de profissionais, perante um mundo que se transforma a cada dia. Em recente apresentação – excelente, diga-se de passagem – de Romeo Busarello, CMO da Tecnisa, no Fórum de Marketing do WTC Business Club, liderado por mim e Fabio Madia, o executivo (também um professor) enfatizou a importância vital da educação continuada, principalmente de profissionais de marketing.

Segundo ele, quem parar de se atualizar, acreditando apenas no seu sólido background de anos atrás, será atropelado sem dó pelas necessidades impostas pelo mercado. Uma frase extraída da sua apresentação diz tudo: “Quando você pensa que tem respostas para todas as coisas, vem o mercado e muda as perguntas”. De fato, novos conceitos e ferramentas aparecem todos os dias e a educação formal não consegue acompanhar, já que o ritmo das mudanças é totalmente descasado dos demorados formalismos decorrentes da mudança de currículos de cursos de graduação das escolas. Qual a solução?

Só tem um jeito: dedicar tempo para participar de congressos, seminários, workshops, palestras, cursos, além de dar uma atenção especial ao que é disponibilizado via web. Além disso tudo, achar disposição para muita troca de ideias, muita “hora/bar“, como diz Busarello ou, como eu diria, praticar o TBC – Tirar a Bunda da Cadeira. Busarello ainda dividiu com a plateia presente uma iniciativa da Tecnisa chamada de “fast dating”, o agendamento de reuniões de apresentações de empresas dispostas a mostrar novos produtos e serviços à empresa. A condição básica é que cada apresentação não passe de dez minutos.

Se a ideia for interessante, o proponente terá direito a outra apresentação, aí com todo o tempo necessário para detalhamento. Não é fácil encontrar tempo para tudo isso, mas só assim dá para ficar minimamente antenado às novidades do mercado. Quanto ao título deste artigo, trata-se de um novo termo que, modestamente, penso ter criado. Você já deve estar bastante familiarizado com o conceito de branded content. Este novo – branded education – pode ser encarado como uma derivação de conteúdo, mas focado na educação. Numa busca que fiz na web encontrei branded education mais no sentido de patrocínio de empresas à educação de carentes.

Minha concepção é um pouco diferente. Noto que há empresas lançando diversos produtos e serviços que, de tão inovadores, são de difícil compreensão por parte do mercado. Promover esses produtos ou serviços nem sempre se resolve com peças simples de comunicação. Às vezes, é preciso educar o mercado quanto à necessidade e os benefícios inerentes ao uso do produto. Assim foi (e ainda é, em certa medida) com o CRM.

Muitas empresas de software lançaram plataformas de gestão de CRM, mas o mercado ainda estava carente dos conceitos e processos por trás da atividade, o que complicou a venda. Atualmente, existem termos que mais amedrontam do que animam os profissionais de marketing. Você aí, leitor, já sabe tudo sobre Big Data? E Programmatic? Mesmo o velho e bom email marketing, que muitos desdenham por não ter resultados, acaba de ser apontado como muito mais eficiente e econômico do que outras ações mais sexies na web. Na verdade, o problema não está na ferramenta, mas no seu mau uso.

É preciso educar o usuário e o prospect. Assim como algumas empresas lançam mão de conteúdo relevante para atrair potenciais consumidores para os seus produtos, por intermédio de artigos e whitepapers (artigos patrocinados, pelos quais as empresas se apresentam como autoridades no assunto relacionado ao seu produto), julgo importante assumir também o papel de educadora.

É a educação a serviço do marketing. Como se não bastasse os inúmeros conceitos inovadores que você tem de absorver, vem este articulista colocar mais: branded education. Sorry!

Presidente da MPI e VP da Ampro