A BFerraz passou por uma transformação que envolveu todos os aspectos de sua rotina de trabalho durante o ano de 2018. Segundo a empresa, as mudanças resultaram em uma “uma Smart Agency”, com entregas otimizadas e transparentes para os clientes.
“O fato de sermos Smart está em um conjunto de quatro eixos. Primeiro, somos uma (g)local network agency, rede global que atua com talentos pelo mundo de forma independente. Segundo, nosso foco é em full service: com Experience, Interactive e Retail, conseguimos trabalhar de forma integrada em todas as frentes de comunicação. Terceiro, trabalhamos todos os projetos sempre norteados e orientados por dados, o DDDM (data driven decision making). O quarto ponto que amarra tudo isso é o modelo organizacional, que trouxe uma nova forma de atuar e conduzir a operação da agência no dia a dia, com foco na agilidade e na eficiência”, Enricco Benetti, CCO da BFerraz.
O novo modelo organizacional da agência está dividido em duas partes: estrutural, com formato de tribos, squads e hubs, o que gera mais eficiência e agilidade; e funcional, que tem como base a BEvolution, metodologia própria criada a partir de uma combinação de ferramentas ágeis (BAgile), catalogação de produtos e métricas.
Cada produto oferecido tem uma média de tempo de execução e tamanho pré-determinados, seja uma entrega de SEO ou campanha para PDV, por exemplo, que programam o WIP limit de cada tribo. As diferentes demandas dos clientes entram em uma espécie de funil e são entregues às tribos (antigas áreas de planejamento, criação e atendimento unidas em squads), que trabalham integradas a hubs especializados para atendê-las.
“Desde 1999, ano em que nascemos, mudamos constantemente nossa forma de atuar, ferramentas, fórmulas, meios, tecnologia, pessoas e estrutura – e 20 anos depois, nos transformamos novamente. Os clientes buscam por mais eficiência e uma agência única, integrada e regional e, por isso, carregamos todos estes elementos apoiados no pensamento driven by data”, explica Bazinho Ferraz, presidente e fundador da BFerraz. “Estamos sempre buscando ser uma agência criativa, eficiente e mais rápida, adequada aos novos tempos da comunicação”, completa o executivo.
Com as mudanças da agência nos últimos meses, veio a conquista de novos clientes como Multi B, High End Ambev, Johnnie Walker, Cielo, Colgate, 99, Enel, WeWork e 99. Assim, novas contratações seguiram o ritmo de expansão: nos últimos meses, aconteceram mais de 20 adições aos hubs de produto (planejamento e criação), negócios e driven by data.
São eles, Janaína Navarrete (strategy leader – ex-Bullet), Fred Aguiar (sr. strategist), Mariana Arruda (art diretor), Gabriel Mello Franco (art director), André Kovadloff (art diretor – ex-Tribal), Samy Martins (strategy), Guter Sá (copywriter), Alan Ferraza (creative – ex-TracyLocke), Bruna Paniago (creative), Jéssica Szklarz (creative), Paloma di Girolamo (creative), Mirelle Santos (strategy). Carol Rocha (head of digital strategy – ex-FBiz), Thais Villela (tech project manager), Caio Silva (intelligence manager), Daniela Oliveira (strategy), Ana Costa (community manager). Para a área de negócios, entraram Graziella De Lucca, Mirella Laffer, Bianca De Melo, Aline Calbucci (ex-Grupo Talent) e Anna Paula Gomez (ex- TracyLocke).
B&Partners CO
O Marketing Venture B&Partners CO tem investimentos em duas frentes: a BFerraz, (G)local Network Agency com sede em São Paulo e escritórios internacionais em Buenos Aires, CDMX e Miami, e nacionais (BBrasil) Norte/Nordeste, São Paulo e Interior, Sul, Centro Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro; e a The B Network, rede de negócios inovadores em comunicação, consulting, data, interactive, insights, UX/UI, mobile, influencers e brand content.
Por sua vez, a The B Network compreende o estúdio de insights EIXO, que, combinando metodologias ágeis, conteúdo e uma rede de inteligência criativa, busca soluções que sejam construídas junto com o cliente em processos plurais, inclusivos e eficientes; e a consultoria de dados Just A Little Data, baseada em DDDM – Data Driven Decision Making.