Provavelmente, você já deve ter tido dificuldade para encontrar uma faxineira, um pintor ou eletricista nos dias de hoje. Essa mão de obra se torna cada vez mais rara e há quem pense que esse tipo de serviço vai virar artigo de luxo daqui um tempo. O fato é que a necessidade de contratar esse trabalhador especializado em serviços domésticos aumenta a cada dia. Foi pensando nisso que um grupo de publicitários decidiu interromper a carreira e lançar um site chamado de Bicos Online, no qual se pode publicar e buscar anúncios de profissionais para serviços domésticos temporários, gratuitamente.
“O site é uma plataforma de serviço de publicação e busca de anúncio para trabalhos domésticos esporádicos. Vamos ter serviços como diarista, pintor e eletricista”, explica Marcos Botelho (ex-Grupo Abril, ex-sócio de Roberto Justus e Marcos Quintela na Agência Mídia e um dos fundadores da Elemidia Mall). Botelho é um dos sócios do Bicos Online, ao lado de André Diniz (fundador da agência digital Urban Summer, da galeria de artes digitais Urban Arts e sócio da plataforma social criativa Itsnoon.net); Alessandro Guidini (CEO da Urban Summer, ex-FCB Brasil, ex-F.biz, ex-Ogilvy e ex-MTV); Kleber Costa, fundador da Linkplay, e Lucas Franzato, diretor de mercado do Morena Rosa Group.
Botelho conta que o Bicos Online foi inspirado no site americano TaskRabbit e que vai trabalhar com o serviço de rating com a classificação dos profissionais mais bem avaliados por meio de estrelas. “O Bicos é uma plataforma pioneira em serviços domésticos, é assim que queremos ser conhecidos. Aqui no Brasil existem outros sites, mas nenhum focado em serviços para casa”, reforça ele.
Botelho diz que a ideia foi criar uma plataforma fácil e objetiva para encontrar mão de obra de maneira bem direta. “O objetivo é facilitar o encontro de profissionais especializados, que está difícil hoje em dia”.
Segundo o executivo, o nome Bicos foi escolhido porque “os prestadores de serviço que vão estar lá, provavelmente já têm alguma renda ou trabalho, e o Bicos vai funcionar como um segundo trabalho”. De acordo com ele, o site já tem 800 profissionais cadastrados, sendo que o objetivo é chegar a 3 mil cadastros até o final de outubro.
O Bicos Online atua em 23 categorias: Casa (que envolve serviços como diarista, eletricista, encanador, marceneiro, jardineiro, passeador de cães, pedreiro, pintor, serviços gerais, técnico de informática e chaveiro); Cuidados Pessoais (cabeleireiro, manicure, esteticista, massagista e acompanhante de idoso); Leva e Traz (motorista, motoboy, bikeboy e carreto); Festas (garçom/barman, churrasqueiro e DJ).
Botelho diz que a plataforma também é uma ferramenta de inclusão social, pois auxilia prestadores de serviço em sua qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, oferecendo conteúdo relevante sobre direitos e deveres, melhores práticas de atuação e regularização fiscal e tributária. O site está previsto para entrar no ar, em versão beta, no final de setembro. O aplicativo para mobile e tablet nas versões iOS e Android tem previsão de lançamento em outubro.
O Bicos Online está posicionado como a primeira plataforma focada em serviços para casa, no qual se pode publicar e buscar anúncios de trabalhos pontuais, em quatro categorias: casa, cuidados pessoais, serviço de leva e traz e festas, gratuitamente. Os profissionais podem cadastrar seu perfil, com a descrição das habilidades. Já a pessoa que quer contratar, escolhe o profissional no site e faz o contato direto para a contratação do serviço.