A Billboard apresenta sua terceira campanha de mídia impressa elaborada pela AlmapBBDO, agência da revista especializada em música desde que o título ganhou seu versão brasileira. Desta vez, as cinco peças exploram o impacto das ondas sonoras para a formação de imagens que remetem a artistas de destaque no cenário musical.
Os anúncios mostram alto-falantes que receberam certa quantidade de tinta fresca por cima, teoricamente arremessada às alturas pela potência sonora. Ilustrando qual o artista e música que toca no momento em questão, a tinta colorida forma imagens que remetem a bandas e cantores como Elvis Presley, Nirvana, Ozzy Osbourne, Beyoncé e Bob Marley.
Além da simples imagem dos artistas, outros elementos enriquecem a arte dos anúncios. No anúncio de Elvis para “Suspicious mind”, aparecem uma coroa, uma câmera de cinema e um letreiro de Las Vegas, enquanto no de Ozzy, seringas, garrafas de bebidas e asas de morcego figuram entre as rajadas de tinta.
Assim como em sua última campanha, a iniciativa da Billboard ganhou desdobramento no Facebook. Um aplicativo, também idealizado pela Almap, permite aos visitantes testarem seus conhecimentos musicais em relação a diversos artistas, explorando exatamente os elementos que compõem a imagem formada pelas ondas sonoras.
Histórico premiado
A parceria entre Almap e Billboard tem sido extremamente frutífera no que diz respeito a premiações internacionais. Limitando-se apenas ao principal festival de comunicação, o Cannes Lions, o trabalho de divulgação da revista rendeu à agência um Grand Prix em Press, na edição de 2010, e um Leão de Ouro em 2011, na mesma área. A nova campanha também estará competindo no festival.
Ficha técnica:
Direção de criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de arte: Marcos Medeiros
Redação: André Kassu
Ilustração: Gelmi
Artbuyer: Teresa Setti e Paula Feijó
Produção gráfica: José Roberto Bezerra
Atendimento: Filipe Bartholomeu e Isabela Crepaldi
Mídia: Paulo Camossa
Aprovação pelo cliente: Antonio Camarotti