Camila Farnezi é marketing & sales director da marca americana Biossance no Brasil, que nasceu na Califórnia em 2003, mas chegou aqui em março deste ano. A companhia faz parte do grupo Amyris, fundado por um time de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e que iniciou sua trajetória com o investimento de mais de US$ 1,5 bilhão da Fundação Bill & Melinda Gates. Neste papo, Camila fala um pouco sobre os planos da marca.
Qual o cenário para produtos sustentáveis? Há muitos players no mundo?
Sustentabilidade é o caminho do futuro. Algumas marcas começam a tomar medidas para se tornarem sustentáveis e acompanhar esse movimento que se faz necessário. A Biossance assume postura mais assertiva em relação à beleza limpa e estabelece um novo padrão do que esperar de seus produtos de cuidados com a pele. Sustentabilidade, beleza limpa e eficaz faz parte do nosso DNA o que torna nossos próprios padrões mais altos que a média mundial.
Qual o tamanho deste mercado? E quanto cresce?
O mercado mundial de Beleza limpa é avaliado em US$ 13 Bilhões. No Brasil uma pesquisa feita com uma base de 1500 entrevistados com idade acima de 18 anos revelou que 41% estão interessados em aumentar a compra de brodutos considerados naturais e livres de ingredientes nocivos. Este número aumenta para até 60% quando considerados os mercados europeu e americano.
E como vem sendo a performance da marca? Quais os principais concorrentes?
A Biossance foi lançada no Brasil em março de 2018 e superou todas as expectativas. A marca é destaque na Sephora e em seu próprio site e vem crescendo rapidamente. O feedback do cliente tem sido fantástico, nos sinalizando que os valores da marca e qualidade dos produtos nos reservam lugar único no mercado.
Como essas marcas, em geral, se tornam conhecidas? De que ações de marketing se valem?
Hoje é importante ter um forte diferencial e DNA da marca. Crescemos com uma estratégia omni-channel com programas autênticos, fundamentais para o brand equity.
Qual o perfil da consumidora da marca Biossance?
Nosso público é formado por todos aqueles consumidores de beleza que querem começar sua jornada e fazer a transição para produtos mais limpos e sustentáveis, que sejam bons para você e bons para o planeta.
Explique melhor o uso da biotecnologia e como esse segmento vem se desenvolvendo mundialmente?
O principal ingrediente que Biossance utiliza em sua formulação é chamado esqualano, molécula extraída de forma sustentável, através da cana-de-açúcar brasileira. A Biossance faz parte do grupo Amyris, empresa de biotecnologia americana fundada por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, com a missão de usar a biotecnologia para tornar o mundo mais saudável. A companhia inicia sua trajetória com o investimento de mais de US$ 1,5 bilhão da Fundação Bill & Melinda Gates, voto de confiança que nos permitiu ajudar resolver problemas da saúde mundial e nos aproximou de grandes investidores que apoiam nossa causa.
Em 2003, nossos cientistas desenvolveram uma tecnologia patenteada para criar uma forma acessível de curar a malária. Hoje, mais de 120 milhões de tratamentos isentos de royalties foram administrados com sucesso por essa tecnologia. Inspirados nesse caso continuamos usando a biotecnologia combinados à cana-de-açúcar de origem sustentável para causar um impacto positivo no mundo, nos voltando para produção de medicamentos biofarmacêuticos, desde emolientes e fragrâncias cosméticas até combustíveis, solventes, lubrificantes e nutracêuticos.
A Amyris está revolucionando a indústria de cosméticos fornecendo ingredientes derivados de açúcar para centenas de marcas líderes mundiais e transfere essa herança de valores sustentáveis e transparentes à Biossance.
Mundialmente a marca só vende na Sephora e em sites?
A Biossance está à venda na Sephora Norte Americana, Sephora Brasil e em nosso próprio site .
Há planos de expandir no país?
A meta da Biossance é se tornar uma marca global, porque o consumidor global deve ter acesso a produtos melhores e mais eficazes que cumpram as promessas de formulação limpa e práticas sustentáveis.
Quais são os desafios para o crescimento da marca no Brasil? E em quais estados brasileiros ela se encontra hoje? O preço é uma barreira importante?
Nossa distribuição é feita para o território nacional, através do e-commerce e vendidos nas 23 lojas da Sephora em todo Brasil. A maior barreira que toda marca encontra ao chegar ao Brasil é o sistema tributário complexo, além da flutuação cambial.
Em que países a marca está hoje e qual o projeto de crescimento para o próximo ano no Brasil?
Biossance está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Nosso plano de expansão é ambicioso, porém consciente. A estratégia de entrar no Brasil após 2 anos de lançamento nos Estados Unidos tem um motivo muito especial: o Brasil faz parte do DNA da marca. Nosso principal ingrediente – o esqualano – é extraído de um processo de fermentação da cana-de-açúcar 100% brasileira, aliado a alta biotecnologia dos nossos laboratórios na Califórnia.