Empresas buscam tecnologias para manter o alto índice de vendas alinhado com a boa experiência do consumidor
A Black Friday de 2022 corre, a passos largos, para ser a mais movimentada dos últimos anos. Com faturamento previsto de R$ 4,2 bilhões, a data deve ser a mais importante desde 2010, quando teve seu início no calendário brasileiro.
O que difere a BF de 2022 para a dos anos anteriores é a Copa do Mundo. Pela primeira vez, o mundial de Seleções está acontecendo na mesma época do período de promoções. Por isso, as empresas de logística, como a Lincros, já trabalham com a data há algum tempo e visam o planejamento em meio a alta volumetria.
A previsão, segundo aponta o head de e-commerce da We Pink, Wlisses Godoy, é de aumento entre 30% e 60% de vendas em vários setores, principalmente os que se alinham com a Copa do Mundo, como produtos eletrônicos e roupas em geral. Porém, a combinação desses dois eventos levanta a dúvida de como isso irá impactar na logística do mercado e também as vendas.
Segundo um levantamento da Buzzmonitor, que leva em consideração dados de publicações feitas nas redes sociais sobre a data, para a edição deste ano, atualizar o guarda-roupas é o principal desejo dos consumidores, já que em 11,93% das publicações os usuários mencionaram o desejo de comprar por roupas novas na Black Friday. Além disso, a busca por eletrônicos também continua muito forte.
“A combinação entre Black Friday e Copa do Mundo é um dos fatores que aumentam, ainda mais, a procura por produtos eletrônicos, como televisões e celulares. A tendência é de que o mês de novembro seja um dos mais fortes do ano, iniciando grandes movimentações que devem ser mantidas até o Natal”, afirmou Wlisses Godoy.
A expectativa do mercado é de aumento em relação ao ano anterior, segundo aponta a Confederação Nacional do Comércio. Para a Lincros, empresa que fornece gestão de frotas, a Black Friday é uma das datas mais importantes do ano.
"Nos meses que antecedem a Black Friday, nós aumentamos a frequência de testes e fazemos melhorias na qualidade dos testes de carga, criamos cenários mais reais e esgotamos todas as possibilidades de problemas que possam ocorrer. Para que tenhamos as respostas com rapidez se houver alguma intercorrência", explicou Jean Pereira, CTO da Lincros.
Apesar disso, Pereira afirmou que existem pontos a serem pensados de uma maneira geral. Segundo a Elife, o volume de reclamações se concentra no pós Black Friday e são sobre atraso de pedidos, entregas erradas e estorno de pagamento durante a data.
Para o CTO, a solução está na adaptação ao período, que precisa ser estudado e alinhado com qualquer empresa que busca uma saída positiva ao final da data. “Criamos também uma 'sala de guerra' com uma equipe dedicada e que trabalha em regime de plantão. O foco é trabalhar em sinergia com a operação do nosso cliente, para o acompanhamento constante e a solução rápida, caso ocorram problemas no dia da Black Friday. Interação direta e constante com o profissional que administra o banco de dados, para garantir que todas as melhorias de performance estejam rodando", completou Pereira.
Por fim, com as previsões de vendas dos marketplaces em função dos grandes eventos, o execuutivo concluiu que é essencial que os profissionais de e-commerces estejam com suas estratégias comerciais e de infraestrutura totalmente definidas e adaptadas.