De acordo com a Buzzmonitor, os brasileiros estão em buscas de roupas para as festas de final de ano e para a academia

A Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas pelos brasileiros e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online da data em 2022 devem ter um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado.

Com o objetivo de mapear os itens mais desejados para a Black Friday, a Buzzmonitor realizou um mapeamento de postagens com os termos "quero comprar", "queria comprar" e "querendo comprar", entre os dias 10 de outubro e 20 de novembro. No período, foram publicados 849.954 posts por 392.982 usuários distintos.

Segundo o estudo, os itens de vestuário são os mais desejados pelos consumidores neste ano, com "roupas" sendo mencionadas em 0,43% das publicações analisadas. O marketplace de fast fashion chinês, Shein, também foi destacada pelos usuários, com 0,36% de menções.

Entre os outros itens citados pelos usuários estão celular (0,33%), carro (0,26%), iPhone (0,15%), cadeira (0,11%), perfume (0,11%). Além da Shein, a Shopee também foi citada em 0,17% dos casos analisados.

Ainda sobre a Shein, a pesquisa apontou que os posts sobre a loja citam a forma de comprar os itens, a busca por cupons de desconto e itens como roupas de academia, vestidos e bolsas.

Assim como na Black Friday de 2021, a Amazon segue como a varejista mais citada para a compra de livros durante a Black Friday. Nos 20 termos mais citados das publicações sobre livros, a marca é a única que aparece.

Nas postagens, os usuários também revelaram preferência por títulos de fantasia e romance para as compras da Black Friday e, apesar da popularização dos livros digitais, muitos usuários ainda preferem investir nos livros físicos (4% dos posts sobre livros).

Em questão de público, as mulheres lideram as listas de desejos analisadas pela Buzzmonitor, com 60,6% das postagens. Já em relação as redes sociais, o Twitter foi citado como a rede preferida das pessoas, com 60,5%, seguido pelo Instagram, Faebook e noticiosos, como blogs, fóruns e notícias.

Sobre a localização do público — fornecida apenas pelo Twitter —, as cidades de Recife, Belo Horizonte e Brasília foram as principais origens das postagens.

Outro ponto interessante analisado pelo estudo foi o comportamento do público em cada rede social. Enquanto no Twitter o maior volume de posts acontece às 09h, no Instagram a maior concentração está no período da noite, entre às 21h e 23h