Você também está com a impressão de que a Black Friday deste ano está mais intensa do que nos anos anteriores? Parece que para onde você olha, seja na internet, lojas ou ruas, tudo está em desconto, não é mesmo? Mas é isso mesmo que está acontecendo. De restaurantes a lojas de departamento, farmáticas, sites e ingressos para shows estão com promoções. A TV, o rádio e os jornais também estão com muitas campanhas, mas é na internet que está a maior concentração. Apesar de não ter o mesmo impacto da Black Friday nos Estados Unidos, a Black Friday brasileira, em uma linguagem bem popular, está colocando fogo no varejo! Um dos desafios este ano, porém, é mostrar que os descontos são de verdade.
Até domingo (27 ), a Ingresso Rápido, por exemplo, vai oferecer até 80% de desconto na compra de ingressos para mais de 100 eventos em várias partes do país. A promoção faz parte do Black Friday Ingresso Rápido. A ticketeira também vai dar um presente de Natal para os consumidores que participarem da ação: cada ingresso adquirido no período vale uma entrada para “Uma Aventura de Natal”, que acontecerá de 10 a 28 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Para garantir os descontos do Black Friday Ingresso Rápido, basta se inscrever no hot site http://www.ingressorapido.com.br/blackfriday/ e aguardar o badalar do sino à meia noite desta sexta-feira, 25, quando a promoção será iniciada, durando até a meia noite de domingo, 27.
Entre os eventos na lista de descontos do Black Friday Ingresso Rápido estão: shows de Diogo Nogueira, Fernando e Sorocaba, Flausino e Sideral, Lenine, Marcos e Belutti, MC Gui, Roupa Nova e Toni Garrido; espetáculos “A Bela e a Fera”, “A Galinha Pintadinha”, “Forever Young” com Claudia Ohana, Carmo Dalla Vecchia e Jarbas Homem de Mello, “Histeria” (comédia dirigida por Jô Soares), “My Fair Lady”, “Patati Patatá”, “Portátil” (espetáculo de improvisação do Porta dos Fundos com Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda), “Simplesmente Elis”, “Vermelho” com Antonio e Bruno Fagundes e “Yentl”, e muito mais!
Ao vivo
Duas das maiores lojas brasileiras de varejo, a Casas Bahia e o Pontofrio apostam em uma campanha de multicanalidade com ações em redes sociais, TV e rádio, além de comunicação em todas as mais de 950 lojas das marcas. O Pontofrio promove, com apresentação de Sérgio Mallandro, que conta com quase 2 milhões de seguidores no Facebook, o maior live interativo da história do varejo brasileiro na rede social. Hoje (25), das 9h30 às 10h30, Sérgio Mallandro estará em uma das lojas do Pontofrio para fazer um tour ao vivo pelo local e mostrar ofertas exclusivas do evento, interagindo com o público por meio da hashtag #PinGluGlunaLive e de um jogo virtual. Essa ação foi coordenada pela Y&R, em parceria com a Spark.
Já o Peixe Urbano traz para sua Black Friday descontos em todas as categorias. Além de mais de 2.700 promoções em produtos, o site anuncia que os consumidores vão encontrar ofertas com preços reduzidos em diversos pacotes de viagens e cupons para restaurantes, serviços e clínicas de estética.
Um dos hits este ano foi a apresentação de promoções ao vivo. O Decolar.com, por exemplo, apresenta as ofertas da Black Friday em tempo real, via streaming. Desenvolvida pela REF+T, a estratégia multiplataforma também conta com investimento de mídia em TV, jornal, rádio e internet, além do live por meio do Facebook e do portal UOL.
Outra ação inusitada é da Whirlpool, donas das marcas Brastemp e Consul. Nesta Black Friday, os colaboradores da companhia trocaram as salas de reunião e computadores pelos pontos de vendas do Brasil. A ação, liderada pelo VP de operações Brasil da Whirlpool Latin America, Paulo Miri, leva nesta sexta (25) mais de 400 colaboradores para inúmeras lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Joinville, Porto Alegre e Goiânia. O objetivo da iniciativa é reforçar a parceria da fabricante com o varejo e, principalmente, transformar o ato da compra em uma experiência única.
Smartphone
Produto mais desejado pelos consumidores na Black Friday, segundo pesquisas, o smartphone lidera as ofertas na mídia. A Samsung, líder em venda de celulares, está com a ação digital Galaxy Match, criada pela Purple Cow, para ajudar o consumidor a encontrar o seu “par ideal”, ou seja, o smartphone ideal, por meio de um algoritmo que recomenda o aparelho certo, de acordo com as necessidades de cada consumidor. A campanha é baseada no conceito dos aplicativos de relacionamento e conta com a participação dos influencers Gabriel Dantas, do canal MrPoladoful, Chay Suede, Julia Faria e o casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd.