No último Salão do Automóvel, a Ford montou uma plataforma digital para responder dúvidas sobre os veículos da marca. Mais do que atender um público externo e atrair mais pessoas para os produtos da empresa no evento, a iniciativa rendeu o prêmio “Site of the Day”, concedido pelo Awwwards, um dos mais conceituados portais de prêmios do mundo, que reconhece e promove o talento de designers e agências de web.
A ideia, chamada “Ford Responde”, veio da Blue Hive e contou com a participação da produtora Slikland para produzir o site e da agência Mulato na criação do conteúdo. A equipe foi formada por mais de 50 pessoas incluindo executivos da montadora e especialistas em cada um dos veículos e tecnologias. A navegação era realizada por meio de uma esfera ampliada de acordo com o crescente aumento de perguntas dos usuários.
Os critérios da Awwwards para a entrega do prêmio foram baseados no design, usabilidade, criatividade e conteúdo do projeto.
Essa foi a primeira vez que uma montadora abriu um canal direto de conversa com os clientes que não visitaram pessoal o Salão do Automóvel.
FICHA TÉCNICA
Título: Ford Responde
Agência: Blue Hive
Cliente: Ford
Produto: Institucional Ford
Direção executiva de criação: Vico Benevides
Direção de criação: Marcelo Mariano, Rafael Freire
Criação: Gabriel Lisboa, Mauricio Gomes, Marco Leal
Motion design: Flávio Bernardes e Rafael Massareli
UX: Mayra Sasso, Fernando Souza, Carolina Veraldi, Rhian Molinari
Planejamento: Dorian Dack, Leandro Thot, Nathalia Andrijic
Planejamento de conteúdo: Rosália Oliveira, Ana Dellabarba
Mídia: Ricardo Medeiros, Rafael Pascoal, Juliana Mol, Sandro Copolla
Atendimento: Sérgio Silveira, Priscila Oliveira, Deborah Lia, Vanessa Gomes, Katuxa Naconecy
Aprovação cliente: Oswaldo Ramos, Adriana Carradori, Andrea Colpas, Priscila Soares, Marilia Zoboli, Maria Fernanda Marques
Projetos: Patrícia Silvestre, Géssika Olivieri
Tecnologia: Diego Romualdo
Produtora site: Slikland
Agência de conteúdo: Mutato