No dia da estreia do BBB 23, diretor conta ao PROPMARK quais foram os caminhos que fizeram do reality um case para as marcas
Está aberta a temporada oficial Big Brother Brasil. A 23ª edição do reality show da Rede Globo estreia nesta segunda-feira (16), com 22 participantes, recorde de patrocínios e, no que depender de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, muita diversão e surpresa para os telespectadores.
Boninho é diretor-executivo de gênero variedades da emissora e está à frente do reality show desde 2002, somando 21 anos como o Big Boss, como é chamado tanto pelos participantes quanto pelos fãs do programa.
Ao longo dos anos, o Big Boss se tornou um participante constante e presente das edições do BBB. Se antes o executivo se contentava por escolher estar atrás das câmeras, hoje ele interage nas redes sociais, solta spoilers da casa e pede a opinião dos mais de 5 milhões de seguidores que ele tem no Instagram.
Sempre antenado nas tendências, o executivo faz questão de se atualizar e, com isso, atualizar as dinâmicas do programa, com novas provas, novos quadros, novas regras... Mas sem perder a essência do Big Brother Brasil.
Como dito anteriormente, a edição de 2023 do programa bateu o recorde de patrocinadores, somando 12 marcas no total. Para Boninho, alguns são os fatores que fazem com que cada vez mais marcas queiram estar presentes no reality show, como o "poder" que o programa tem de se comunicar e chegar em um público abrangente e que atinge a todos.
"Nosso estreito relacionamento com os anunciantes e o pioneirismo na maneira com que as marcas se apresentam no programa também são alguns dos fatores. Tudo isso fez com quem chegássemos onde estamos hoje", afirmou o Big Boss.
Ao PROPMARK, Boninho conta o que o público pode esperar do BBB 23, como faz para o programa se manter um sucesso e como as marcas se relacionam com o produto.
O que o público pode esperar do Big Brother Brasil 2023? O que mudou em relação à edição anterior?
Espero que todos tenham muita diversão, surpresas, que se emocionem e se empolguem com a gente. É para isso que fazemos o BBB há mais de 20 anos. E estamos em constante transformações. A cada ano, temos novas dinâmicas, novos formatos de provas e novos talentos também, como o quadro semanal da ilustradora Rafaella Tuma, que chega para mostrar de forma bem-humorada um pouco da rotina dos brothers e sisters, a partir de suas próprias ilustrações. Neste ano, as estalecas também vão valer mais, dando direito a compra de poderes essenciais para a semana, um movimento que pode mexer muito com o game. São mudanças e novidades que, junto com as novas histórias, é o que mantem o BBB tão vivo.
O BBB23 bateu o recorde de patrocinadores em 2023, que era, até então, do ano passado. A que atribui essa grande procura? A proposta multiplataforma talvez seja uma das principais?
Temos um conjunto de fatores que fazem do BBB um sucesso, editorial e comercialmente. Nosso público, que é muito abrangente – e a forma leve que ele possui –, se refletem na nossa relação com as marcas e no poder do programa de falar com muitos, de muitos lugares e classes sociais diferentes. Nosso estreito relacionamento com os anunciantes e o pioneirismo na maneira com que as marcas se apresentam no programa também são alguns dos fatores. Tudo isso fez com quem chegássemos onde estamos hoje.
Um programa como o BBB, na televisão há mais de duas décadas, tem a necessidade de estar sempre se renovando, se reinventando. E, para quem acompanha o programa há tempos, sabe que o Big Brother passou por isso. Olhando de 2023 para trás, qual foi a última ‘guinada’ do programa?
Acho que todo ano tem algum fator para essa “guinada”, que você cita. Um BBB sempre ensina o outro. Então, mudamos sempre e aprendemos que o BBB, mesmo não sendo uma experiência social, precisa se adaptar aos tempos e à nossa sociedade de forma contínua.
Quais são os principais esforços que você, como o Big Boss, e, sobretudo, a equipe do BBB fazem para manter o programa nesse patamar de sucesso, tanto de público quanto de anunciantes?
O principal fator é que somos um time. Trocamos ideias o tempo todo e nosso grupo trabalha unido para estar sempre a frente. Ouvimos tudo e a todos.
Quando você pensa no público do BBB, quem ele é? (em termos de classe social, idade, gênero e afins)
Todo mundo! Mesmo! E esse é um dos grandes diferenciais do reality. Falamos com crianças, adolescentes, geração ZYABC, o digital, a vovó de Taubaté, o tiozão, a galera do sofá. Sabemos que falamos com muitos, por isso adequamos a nossa linguagem para cada um desse grande público. Isso é um dos nossos maiores orgulhos!
Como, e com qual antecedência as provas e as festas são pensadas?
Nunca paramos. Terminamos uma temporada já criando a nova. Temos um cardápio de provas e ações preestabelecidas, que guiam editorialmente e criativamente o que faremos com as marcas. Depois, adequamos as necessidades dos patrocinadores com as nossas dinâmicas. O resultado disso é algo muito personalizado para cada marca, mas ainda com o DNA do BBB.