Já está bem claro para qualquer profissional do setor que toda ação de marketing precisa levar em conta o ROI – Retorno sobre Investimento. Nesse sentido, muitos ainda são céticos em relação à organização de eventos. Existe uma visão pré-concebida de que produzir um evento é caro e gera pouco retorno. Mas as duas impressões estão erradas – eles podem ter baixos custos e trazer um retorno incrível, desde que sejam muito bem projetados e executados.
Para isso, é necessário primeiramente um planejamento detalhista a respeito de todos os aspectos que envolvem a organização. Tudo precisa estar claro e otimizado. Quais são seus objetivos? Quem é o seu público-alvo? Que tipo de conteúdo você pretende oferecer? Quais serão os custos aproximados que você terá? Todas essas questões precisam ser respondidas antes mesmo de tomar qualquer atitude. Nesta hora, vale questionar se o evento é a melhor forma de alcançar as metas propostas. Trate-o como uma ferramenta de marketing, que concorre com outras estratégias, como redes sociais, anúncios, adwords, entre outros.
Na hora de colocar tudo em prática, certamente imprevistos irão surgir. Essa imprevisibilidade talvez seja a grande diferença dos eventos para outras opções do mix de marketing. Porém, assim como quaisquer outros imprevistos, é essencial que o organizador tenha jogo de cintura e criatividade para consertar os problemas que surgirem, tendo sempre em mente os objetivos iniciais. Aliás, esse é um dos pontos mais importantes – nunca perder de vista as razões pelas quais o evento está sendo produzido. São elas que vão guiar suas ações do começo ao fim.
Inúmeros benefícios podem ser conquistados com os eventos. Por exemplo, eles são capazes de gerar novos negócios, podem ser uma excelente vitrine para vender um produto ou serviço, são uma oportunidade para anunciar grandes novidades ou podem complementar uma estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, é possível adquirir resultados palpáveis e sentir no bolso os frutos dessa aposta.
No entanto, o grande retorno desse tipo de ação talvez seja imensurável. Os eventos são excelentes para branding e fortalecimento da marca. Eles também são um grande gerador de oportunidades, que muitas vezes só são concretizadas no futuro. Assim, boa parte do retorno de um evento vem a longo prazo ou não pode ser medido com exatidão.
Por mais que todos os olhos estejam voltados ao marketing digital, engana-se quem pensa que os eventos são desperdício de verba. Se produzido com seriedade e tratado como ferramenta de negócios é possível atingir grandes resultados, inclusive em curto e médio prazo. Para isso, é preciso planejar, definir objetivos, executar e mensurar. O retorno pode te surpreender.
Alexandre Rodrigues é CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos