Nesta quarta-feira (4), no sofisticado Bar Número, em São Paulo, o ceo global da Lowe + Partners, o executivo Michael Wall, que teve passagem destacada pelo escritório da Fallon de Londres, celebra o crescimento da operação brasileira iniciada há quatro anos quando os publicitários José Henrique Borghi e Erh Ray assumiram o comando do escritório brasileiro da Lowe com a marca Borghierh/Lowe. A agência quer festejar: nesse período da associação com marca da holding norte-americana Interpublic contabilizou um crescimento quatro vezes superior ao de 2006 quando o Ibope Monitor listou a Lowe na 18ª no ranking de investimentos em mídia com um faturamento bruto de R$ 422,6 milhões. Neste ano, a Borghierh, fundada por Borghi e Erh em 2002 após suas saídas, respectivamente, da Leo Burnett e DM9DDB, não figurava entre as 50 agências de maior faturamento do País. Um ano depois, o Ibope já relacionava a Borghierh/Lowe em 14º com um faturamento bruto de R$ 616,5 milhões.
Em 2008 manteve o 14º lugar, mas com um faturamento de R$ 889,5 milhões. Em 2009 deu salto para a 5ª posição com R$ 1,485 bilhão. No ano passado fechou sua contabilidade com R$ 1,699 bilhão em 6º no ranking. “Quando Borghi e Erh assumiram a Lowe a operação tinha lucro negativo, agora é uma das que melhor remuneram os acionistas”, detalha fonte do propmark.
A Borghierh/Lowe teve crescimento vertical em contas como a Unilever que lhe entregou, após concorrência, as marcas Knorr, Kibon e Magnum, além dos alinhamentos clássicos de Axe e Rexona, por exemplo. A agência que tem escritório em São Paulo é hub criativo da linha de sabão em pó Skipp na América Latina. Mas foi com a conquista da Caixa Econômica Federal há cerca de três anos que o desempenho da agência deslanchou. A agência também atende as contas públicas do Ministério da Saúde, conquistada no início deste ano, e da agência de fomento de negócios Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
por Paulo Macedo