“Matadores de ideia” é o mote da campanha de divulgação da 25ª Semana Internacional da Criação Publicitária, encontro organizado pela Editora Referência que reúne grandes nomes da propaganda mundial. A Borghierh/Lowe é a agência responsável pela campanha.
Fernando Nobre, vp de criação da Borghierh/Lowe, comenta que o objetivo da campanha é buscar retratar o momento que a publicidade brasileira está vivendo. “Comenta-se até sobre uma certa crise criativa. Mas a gente sabe que isso é uma questão de processos, que muitos entraves burocráticos atrapalham a aprovação de uma campanha. Criamos com bastante bom humor, fomos atrás de quem são os vilões que matam a boa ideia”, explica.
Segundo Nobre, a ideia da campanha é chamar a atenção para o assunto e valorizar a Semana da Criação, “um evento em que se debate a atividade [publicitária]”. Entre os matadores de ideia retratados na campanha estão o ator que tem uma interpretação exagerada no comercial; o marqueteiro júnior que recorre a clichês em inglês para reprovar um anúncio e a consumidora da pesquisa que detona um comercial porque não entendeu. O texto explica: “Tem sempre alguém que pode matar uma boa ideia. Venha ver como blindar suas campanhas na 25ª Semana Internacional da Criação Publicitária”. O primeiro anúncio está sendo veiculado nesta edição do propmark.
A Semana da Criação está programada para acontecer entre os dias 26 e 30 de março, na Fecomércio, em São Paulo. Até o momento, cinco profissionais confirmaram participação como palestrantes: Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ; Julio Ribeiro, sócio-presidente da Talent; Yukio Nakayama, diretor executivo de criação da Global Solutions Center da Dentsu e o norte-americano Adrian Ho, sócio-fundador da hot shop Zeus Jones, com sede em Minneapolis, nos Estados Unidos. Africa, Dentsu e Talent são as primeiras agências confirmadas como madrinhas do evento – responsáveis por indicar e trazer os palestrantes internacionais. A ESPM também é madrinha desta edição.