De olho no futuro e nos avanços da tecnologia, o Boticário inova ao apresentar ao mercado as suas duas primeiras fragrâncias desenvolvidas com a ajuda da inteligência artificial.  A revelação aconteceu em um evento em Nova York, nos Estados Unidos, e as novidades começam a ser comercializadas nos canais da marca em meados de 2019. A criação foi realizada com a parceria da Symrise, casa de fragrâncias, e a IBM Research.  

“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração millennial, que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas, das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explica Jean Bueno, gerente de perfumaria do Boticário.

Divulgação

Nome, embalagem e outras características das fragrâncias serão reveladas em meados de 2019, mas já foram testadas e aprovadas por especialistas no segmento. “Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai cheirar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova e linda fragrância,” diz Richard Goodwin, principal research scientist da IBM.

Segundo David Apel, perfumista da Symrise,  a perfumaria é uma arte antiga que se move lentamente através da história e pode parecer inalterada por séculos. “A última grande explosão de inovação começou no final do século 19 com a introdução de matérias-primas sintéticas de fragrâncias na paleta do perfumista. Essa revolução ainda é a força motriz por trás da maioria dos grandes perfumes de hoje. A Inteligência Artificial é a próxima fronteira de inovação e descoberta da perfumaria. Observar isso e ajudar a direcioná-la é um privilégio e o marco mais significativo da minha carreira”, finaliza.