A marca BR Mania permanecerá nas lojas dos postos da BR Distribuidora (Reprodução)

A BR Distribuidora e as Lojas Americanas acabam de anunciar uma joint venture que pretende unir as lojas de conveniência BR Mania e Local. “A parceria será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pela Americanas e pela BR Distribuidora, ambas com participações de 50%”, diz o comunicado emitido pelas companhias. O negócio ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A marca BR Mania permanece nas lojas dos postos da BR Distribuidora e as unidades instaladas fora de postos de combustível adotarão a chancela da Local, das Lojas Americanas. Hoje, a BR Distribuidora possui 1,2 mil estabelecimentos no formato BR Mania, operadas por franqueados. Já as Lojas Americanas somam 55 unidades próprias da Local.

A parceria considera um valor de até R$ 995 milhões (enterprise value) para a nova operação, além do pagamento de até R$ 305 milhões pela Americanas, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e uma destinação de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance.

A expectativa é intensificar o desempenho operacional e financeiro de ambos os negócios de conveniência com base em um modelo que permite tanto franquias como operação própria.

Ativos e competências – a rede BR possui oito mil postos em todo o país – serão combinados para promover uma nova proposta de valor aos consumidores, além de acirrar a disputa pelo mercado brasileiro de conveniência e proximidade em lojas de rua.

Franqueados, revendedores e atendentes das lojas também poderão contar com novas soluções de sistema de compras, logística e abastecimento, gestão de categorias, estratégia promocional, inteligência de expansão, gestão e tecnologia.