A empresa BCC – Controle de Mídia divulgou nesta quinta-feira (19) pesquisa sobre a presença das marcas no Carnaval de Salvador, que considerou ocorrências publicadas em cada veículo, acompanhamento de transmissões e mídia espontânea de um modo geral.

Entre as marcas que mais tiveram visibilidade no evento estão Bradesco, Nova Schin, Nextel, Itaú, Governo da Bahia, Kuat, Skol Pilsen, Nokia, Kibon, UOL. Já em uma outra análise da empresa, que estimou quanto cada marca teria gasto considerando tempo e os lugares nos quais estavam expostas, aparece Kuat em primeiro lugar, com investimento estimado em R$ 11 milhões, seguida de Bradesco (R$ 7,5 milhões), UOL (R$ 7,1 milhões) e Nokia (R$ 6,3 milhões).

“Mensuramos desde a latinha de cerveja que aparece na mão do folião até as marcas expostas dentro dos blocos e camarotes, bem como bandanas, blimps e outras estruturas”, explica o diretor comercial da BCC, André Bastos.

A pesquisa é fonte para a imprensa e para a indústria carnavalesca, que consegue mensurar o alcance de suas marcas. A BCC – Controle de Mídia aumentou seu cast de atendimento este ano em 40%. A empresa presta serviço a mais de 50 entidades e atrações, entre elas as bandas Asa de Águia, Parangolé (Salvador Produções), Olodum, Cheiro de Amor, Bloco Yes, Eva, Jammil e Uma Noites, É Massa e Happy. Os relatórios e as clipagens são ferramentas para os blocos e camarotes realizarem o pós-venda e a captação de novos parceiros. 

Entre as 96 marcas registradas, destaque para Bradesco, que foi a marca mais focalizada da folia, tendo sido a mais televisionado, ficando com 19,42% do tempo total de transmissão de todas as emissoras, à frente até dos patrocinadores máster do carnaval, a exemplo do Itaú, que apareceu 10,23%.

Com 4h26m de mídia espontânea em 2009, o Bradesco superou os números do ano passado, que indicaram 1h31m nas telinhas, um aumento de quase 300%. O incremento se deve, principalmente, à estratégia de marketing promovida pelo banco, que saiu das placas institucionais da prefeitura de Salvador para os espaços publicitários dentro dos principais blocos.

As 10 marcas mais focalizadas

1 – Bradesco
2 – Nova Schin
3 – Nextel
4 – Itaú
5 – Governo da Bahia
6 – Kuat
7 – Skol
8 – Nokia
9 – Kibon
10 – UOL

As 10 marcas que mais teriam investido

1 – Kuat
2 – Bradesco
3 – UOL
4 – Nokia
5 – Dove
6 – Governo da Bahia
7 – Skol
8 – Nova Schin
9 – Insinuante
10 – Nextel