Bradesco: 1723 reclamações, 861 atendidas e 862 não atendidas.

O Bradesco é a empresa que mais sofreu reclamações de clientes à Fundação Procon (SP) em 2011. O banco foi citado negativamente 1723 vezes e ultrapassou a Telefônica, que liderava o ranking há seis anos. Entre as 20 empresas mais reclamadas à entidade, 11 são bancos ou companhias de telefonia.

O banco se posicionou oficialmente, “culpando” o Banco Ibi por parte das reclamações. “A posição do Bradesco no ranking reflete a incorporação, pela primeira vez, dos apontamentos referentes ao Banco Ibi. Os processos do Ibi já foram integrados e começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos do Bradesco, no sentido de serem alinhados aos padrões de qualidade e agilidade do Banco”, afirmou o banco em nota.

O “vice” da lista, divulgada nesta quinta-feira (15), Dia do Consumidor, ficou a cargo da B2W, com 1574 entradas. O Procon ordenou a retirada dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime do ar por 72 horas devido à alta de 180% no número de reclamações, mas a Justiça impediu tal ação. O Itaú ficou em terceiro.

Antiga primeira colocada no ranking, a Telefônica desta vez ficou com a sexta posição, com 835 atendimentos. A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo.

O e-commerce foi quem liderou a alta das reclamações, com elevação de 86% em relação a 2010. Entre as 50 empresas mais reclamadas, 37% eram do setor de produtos, 28% de assuntos financeiros e 17% de serviços essenciais.

Veja a lista das 10 empresas com mais reclamações

1) Bradesco:  1.723 reclamações / 3° lugar em 2010
2) B2W: (Americanas.com/Submarino/Shoptime) 1.574 reclamações / 21° em 2010
3) Itaú Unibanco: 1.383 reclamações / 2° lugar em 2010
4) LG Electronics: 1.164 reclamações / 8° lugar em 2010
5) TIM: 937 reclamações / 13° lugar em 2010
6) Telefônica: 835 reclamações / 1° lugar em 2010
7) Oi: 806 reclamações / 11° lugar em 2010
8) Eletropaulo: 801 reclamações / 6° lugar em 2010
9) Carrefour: 746 reclamações / 15° lugar em 2010
10) Panamericano: 716 reclamações / 20° lugar em 2010