De olho nas transformações do mercado, o Bradesco apresenta a sua nova tipografia corporativa. Assim como a sua logomarca – que ganhou em 2018 toques mais contemporâneos e com referências ao ambiente digital -, a nova tipografia, intitulada Bradesco Sans, reforça a identidade, o rejuvenescimento da marca e reforça o processo contínuo de modernização no que diz respeito ao emprego de fontes.

Segundo a instituição financeira, essa é a primeira vez que o banco desenvolve uma fonte própria. Com traços diferenciados e funcionais, a ideia da companhia é que a nova fonte atendesse a todas as necessidades de comunicação da empresa. Desde a aplicação nas mais diferentes mídias, até na utilização de formulários e sistemas do uso corporativo. 

“No processo de redesign da identidade visual, entendemos que a criação de uma tipologia proprietária era necessária para evidenciar a personalidade da marca e assim facilitar reconhecimento e conexão imediatos com as pessoas”, comenta Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco.

A criação da nova tipografia foi realizada pelo designer brasileiro Fábio Haag e contou com a coordenação da Epigram Superunion e da equipe de design do Bradesco. A agência Publicis Brasil, responsável pela comunicação institucional do banco, também participou do processo de desenvolvimento, que durou cerca de sete meses para ser finalizado.

Ainda segundo a empresa, foram apresentadas mais de 20 opções de fontes. No briefing para a elaboração do projeto, a recomendação era criar uma tipografia proprietária baseada em dois pontos principais: que fosse funcional, de fácil leitura/legibilidade, atemporal e minimalista.

“A escolha do nome se deu naturalmente. Por ser uma tipografia corporativa proprietária levaria o nome Bradesco. Sans é o termo técnico do estilo da fonte (sem serifa = sans serif)”, explica.

A utilização da fonte Bradesco Sans será implantada gradativamente pela instituição financeira em todos materiais corporativas e seus canais.