As pessoas que gostam do que fazem tendem a realizar de forma bem-feita. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Brahma/Provokers, com 600 brasileiros maiores de 18 anos das principais regiões metropolitanas do país. O estudo A fórmula secreta de fazer com gosto revela que dedicação e gostar do que faz estão relacionados. Marcelo Tucci, diretor de marketing da Brahma, toma a pesquisa como referência e fala que o resultado confirma o sucesso de Brahma junto ao consumidor, já que as pessoas envolvidas na fabricação da cerveja gostam muito do que fazem.
“Encontramos uma relação do que ocorre dentro de casa com a história de tantas pessoas que fazem o que amam todos os dias”. 78% dos entrevistados, entre 32% que concordam totalmente e 46% que concordam parcialmente, informaram que, para fazer o que gostam, abandonariam um emprego com salário maior. “Nós somos muito apaixonados, por isso temos a melhor cerveja, que é uma referência real em sabor”, afirma.
O estudo também mostrou que a maior parte dos brasileiros entende que a dedicação é o principal ingrediente para a excelência. Entre as pessoas citadas como admiráveis pelos entrevistados estão o apresentador e empresário Silvio Santos; o juiz Sérgio Moro; o presidente dos EUA, Barack Obama; a atriz Angelina Jolie; Ayton Senna e o papa Francisco.
O estudo serviu como base para a comunicação da marca. Sob a assinatura Cerveja é assim que se faz, a Brahma lançou recentemente campanha, criada pela Africa, que mostra histórias reais de gente que inspira todos em volta, por se dedicarem a algo de corpo e alma.
Em breve, entrará no ar a nova fase da ação de Brahma Extra. Todas as campanhas buscam um novo enfoque da marca em relação ao consumidor. A cerveja também continua investindo pesado no estilo sertanejo e no futebol.
Enquanto a maioria das cervejas opta por anunciar no verão, associando a bebida ao clima descontraído de praia e amigos, a Brahma prefere outro caminho: colocar a cerveja como protagonista da comunicação e investir na mídia entre abril e novembro. “Estamos fazendo uma comunicação atemporal. Durante o verão nem chegamos a anunciar”, diz Tucci.
“Na última década, a comunicação de cerveja foi muito emocional, com humor, relacionada a uma piada, a uma história, abordando o universo do clichê, de amigos, da praia e o produto em si. A cerveja não está mais no centro das atenções. Nós estamos resgatando o protagonismo do produto. Temos uma história de 128 anos de tradição. Cada variante da Brahma vai trazer características do produto que de fato diferenciam e mostram a cerveja como protagonista”.
Vídeo da nova campanha “Assim que se faz”, criada pela Africa: