A Brahma quer transformar Barretos na capital do Brasil durante a Festa de Peão, que vai até dia 27. O movimento Barretos Capital do Brasil foi lançado no início do mês. “Brahma é uma parceira de longa data da música sertaneja, e o Rodeio de Barretos é um ícone dessa cultura. No período em que Barretos se sente a cidade mais importante do Brasil, Brahma quer celebrar e convida os fãs de sertanejo a fazer parte dessa homenagem”, falou Pedro Adamy, diretor de marketing da cerveja.

Divulgação

No último dia 18, foi lançado um filme com o hino da nova capital. A peça mostra um grupo em um bar, tomando chope e entoando Evidências. A cena é bem parecida com a do vídeo que viralizou na internet com passageiros de um trem cantando a música. “O viral impulsionou a ideia. Nada mais marcante para a música sertaneja e para os brasileiros do que Evidências. O clássico, que estourou nos anos 1990, hoje é cantado em karaokês, shows, festas – e até no metrô, a plenos pulmões. E em Barretos não é diferente, ao tornar-se capital do país, a música passa a ser hino nacional”, explica Matias Menendez, diretor de criação responsável por Brahma na Africa.

https://www.youtube.com/embed/pMFWx1D9zzY
O pontapé da campanha, criada pela Africa, foi a visita de representantes da marca à cidade para coletar a assinatura da associação Os Independentes, responsável pelo evento desde 1956. “Os moradores de lá, que normalmente convivem com a tranquilidade da região, passam a se sentir o centro do país com a chegada do maior rodeio da América Latina. E foi justamente para legitimar esse sentimento que a Brahma criou o movimento”, afirma Menendez.

Um vídeomanifesto, que convida fãs e artistas a assinarem a petição, foi divulgado na internet. Também está no ar o site que recebe assinaturas: www.brahma.com.br/assine-ja. O cantor Wesley Safadão ajudou a divulgar a possibilidade de assinar a petição pelo Instagram. Os participantes fazem um vídeo ou uma foto no Stories com a própria assinatura, marcam o perfil @brahmacerveja e colocam a #barretoscapitaldobrasil.

Ao longo da semana passada, a campanha foi ganhando força. A tradicional choperia Pinguim, de Ribeirão Preto, por exemplo, que tradicionalmente serve chope Antarctica, pela primeira vez, durante o festival, vai servir chope Brahma.