O Brandalism, um movimento anarquista contra as marcas, invadiu a mídia exterior de Paris e instalou mais de 600 anúncios pelas ruas da capital francesa para criticar os patrocinadores da Cop 21, a conferência da ONU sobre o clima que começa nesta segunda-feira (30), na França.
Os anúncios não-autorizados começaram a aparecer no final de semana e o Brandalism assumiu a responsabilidade em seu site. Os anúncios estão instalados em locais como abrigos de ônibus da JCDecaux e fazem paródias a patrocinadores do encontro, como Air France, GDF Suez- Engie e Dow Chemicals. Chefes de estado como Francois Hollande, Barack Obama e David Cameron também estão sendo parodiados.
Uma das peças, por exemplo, traz uma mulher vestida como comissária de bordo e a frase: “Combatendo as mudanças climáticas? Claro que não, nós somos uma companhia aérea”. O logo da Air France aparece junto com a frase ‘parte do problema’. Em comunicado, o Brandalism admitiu que criou os anúncios após o governo francês proibir todas as reuniões públicas em resposta aos ataques terroristas de 13 de novembro.
Segundo o Brandalism, os ‘anúncios’ foram criados por mais de 80 artistas de 19 países. Os textos sugerem ‘ligações entre a publicidade, o consumismo, a dependência de combustíveis fósseis e as alterações climáticas”.
“Ao patrocinar as negociações climáticas, grandes poluidores como a Air France ea GDF- Suez- Engie podem promover-se como parte da solução, quando na verdade eles são parte do problema”. “Estamos tomando seus espaços para desafiar as peças publicitárias na promoção do consumismo insustentável”, falou o Brandalism.
A conferência da ONU sobre o clima também foi antecedida por protestos no último domingo (29), num clima de tensão devido aos ataques terroristas contra a capital francesa que deixou 130 mortos e 350 feridos em 13 de novembro.