Alê Oliveira

“A grande revolução do marketing acontece quando a marca se coloca de verdade no lugar das pessoas”. Essa foi a ideia defendida por Patrícia Weiss, fundadora da BCMA South America, Strategic Consultant for Branded Content & Entertainment, no Branding at ABA, que acontece em São Paulo. Para a especialista, a nova tendência da comunicação é uma proximidade maior com as pessoas – e não com os consumidores, como frisou a executiva.

“Não dá mais para as marcas falarem um pouco apenas sobre determinado assunto, é preciso que haja uma proximidade maior, é preciso que as marcas fiquem mais próximas das pessoas”, frisou. Ainda de acordo com ela, esse “novo” marketing está migrando para um diálogo e não mais para a imposição. “Antigamente, as pessoas eram obrigadas a escutar a mensagem de determinada marca, hoje ela tem a opção de escolher se querem ou não ver”, disse. Um exemplo disso são as propagandas que antecedem alguns vídeos do YouTube, que vem sempre com a opção de pular o vídeo da marca.

Patrícia Weiss afirmou que, atualmente, existe a humanização do consumidor, o que não havia há alguns anos. “Estamos na era da verdade do marketing”, revelou. “Estamos no tempo de menos promessa e mais propósito”, disse.

A especialista também falou sobre onde está a relevância de uma marca. “Ela está onde o herói e o protagonista é a audiência e o foco é a expansão da conversa”, ressaltou. Para isso, segundo ela, é importante ter boas histórias. “Essas boas histórias são compartilhadas pelo público em geral porque são interessantes, porque conectam a emoção e não porque são simplesmente de uma marca”, destacou.

Confiança
A confiança foi o tema abordado na palestra de Rodolfo Araújo, diretor de pesquisa e branding da Endelman Significa. No estudo apresentado por ele, realizado pela Trust Barometer 2015, os porta-vozes mais confiáveis para formar uma opinião sobre determinada empresa no Brasil são as pessoas com 84%, seguido por acadêmicos (83%), CEO (63%) e funcionário (59%).