Brasil foi premiado em 14 das 16 competições do festival

 

O Brasil bateu um novo recorde de prêmios no Cannes Lions 2013, o Festival Internacional de Criatividade, que terminou no último sábado (22). São 115 Leões, incluindo o de Agência do Ano conquistado pela Ogilvy (leia mais aqui), que ficou com 35 do total de Leões do país. No ano passado, o Brasil ganhou 79 Leões.

A MJZ, dos Estados Unidos, conquistou a Palme D’Or e a Wieden+Kennedy Portland é a Agência Independente do Ano. Já a Rede de Agências é a Ogilvy global, enquanto o WPP, a Holding do Ano.

Entre as 16 competições que integraram o festival, o Brasil foi premiado em 14 delas. O país não conquistou prêmios de Creative Effectiveness Lions nem de Innovation Lions, esta última uma área que estreou neste ano. Ao todo, 20 agências de publicidade e duas de design foram premiadas com os 115 Leões brasileiros. São 25 de Press Lions, 16 de Outdoor Lions, 11 de Promo & Activation Lions, 10 de Design Lions, nove de Media Lions, nove de Direct Lions, seis de Mobile Lions, seis de PR Lions, cinco de Film Lions, cinco de Film Craft Lions, três de Cyber, dois de Titanium and Integrated Lions, seis de Branded Content and Entertainment Lions, um de Radio Lions e o Leão de Agência do Ano.

Além do recorde de Leões, é a primeira vez que o Brasil conquista mais de um Grand Prix durante um festival de criatividade em Cannes. Ganhou dois, ambos com trabalhos criados pela Ogilvy. Um deles é o case “Fãs imortais”, para estimular doação de órgãos, feito para o Sport Club do Recife, que ficou com o GP de Promo & Activation Lions. O segundo é o Grand Prix de Titanium concedido ao case “Retratos da real beleza”, criado para a marca Dove, da Unilever. É a primeira vez que o Brasil é premiado nesta área.

O case de Dove, que mostra retratos falados de mulheres, foi um dos trabalhos mais premiados no festival deste ano. Ele conquistou um total de 19 Leões. Além do GP de Titanium, ganhou Leões em Integrated, Branded Content, PR, Direct, Press, Promo & Activation, Outdoor, Media, Cyber e Design. Mas o case mais premiado neste ano é o da campanha australiana “Dumb ways to die” (“Maneiras estúpidas para morrer”, em tradução livre), criado pela McCann para o metrô de Melbourne, que ganhou 29 Leões, incluindo cinco Grands Prix, o de Radio Lions, PR Lions, um de Film Lions, o de Integrated Lions e o de Direct Lions.

A performance da Ogilvy Brasil, porém, foi muito além da capacidade de prêmios da McCann de Melbourne. Ao contrário da agência australiana, com apenas um trabalho em destaque, a brasileira apresentou múltiplas campanhas vencedoras e não dependeu apenas do sucesso de “Retratos da real beleza” para despontar, já nos primeiros dias de premiação do festival, como a grande favorita ao título de Agência do Ano. No terceiro dia do festival, na última quarta-feira (19), pelas apurações feitas pelo propmark, a Ogilvy já somava 129 pontos válidos para o título de Agência do Ano. Com os resultados das áreas de Film Lions, Titanium and Integrated Lions e de Branded Content, ela totalizou 165 pontos, pelo menos 50 a mais do que a McCann Melbourne, também segundo as apurações do propmark.

Cannes não apresentou resultados polêmicos neste ano. Mais uma vez, o festival reforçou seu posicionamento de networking para profissionais das mais diversas áreas da comunicação mercadológica. Houve a participação de mais de 12 mil pessoas e um total de 35.765 inscrições. Além do Brasil e Austrália, países como Reino Unido, Alemanha, Holanda e Estados Unidos ficaram com os melhores resultados de 2013.

Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.