O Brasil foi o país mais premiado no primeiro dia do El Ojo de Iberoamérica, festival que começou nesta quarta-feira (14) e segue até sexta (16), em Buenos Aires. No total, as agências nacionais levaram 43 prêmios: nove ouros, 14 pratas, 19 bronzes, além de um Gran Ojo (Grand Prix do evento) para a F/Nazca S&S, que desenvolveu a campanha “Curiosismo” para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O segundo país em números de prêmios foi a Argentina, com 24 (seis ouros, seis pratas e 12 bronzes), seguida pela Espanha, com 20 (cinco ouros, oito pratas e sete bronzes).

Entre as agências brasileiras, a AlmapBBDO foi a mais premiada, acumulando 11 troféus (dois ouros, uma prata e oito bronzes). A F/Nazca ficou com o segundo lugar, com sete prêmios (um GP, três ouros, duas pratas e um bronze).

O principal destaque do Brasil foi na área de Design (de 33 prêmios, 15 foram para o Brasil), enquanto o pior desempenho aparece em Conteúdo — onde, de 17 prêmios definidos pelo júri, o país não conquistou nenhum. “Talvez isso queira dizer que devemos melhorar”, declarou Ricardo John, cco da JWT e presidente do júri na área Produção Gráfica.

No El Ojo Local Desempenho, focado exclusivamente nos resultados de cada país, mais uma vez a AlmapBBDO saiu vencedora, com Luiz Sanches eleito Melhor Diretor de Criação. A AD Studio consagrou-se Melhor Produtora e Jarbas Agnelli, Melhor Diretor. Eleita Melhor Anunciante do Brasil, a Volkswagen também foi premiada. Já no El Ojo Local Peças, os ganhadores foram AlmapBBDO, com “Do amor ao bingo”, comercial produzido pela ParanoidBR para a Getty Images Brasil (Cine/TV); Ogilvy, com “Bilionários”, para Forbes Magazine Brasil (Gráfica); e CCZ Comunicação, com “Sob pressão”, para Rádio Mundo Livre (Rádio).

Conferências com diversos representantes da publicidade mundial movimentaram o hotel Hilton, onde está sendo realizado o El Ojo. Entre os que se apresentaram estão Laurence Boschetto, ceo e presidente da Draftfcb Worldwide; Martín Montoya, presidente da WMcCann Brasil; João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat para Brasil e América Latina; e Mauro Cavalletti, cio (chief integrated officer) da JWT Brasil.

Confira abaixo todos os prêmios conquistados pelo país no festival até agora:

Design

Gran Ojo:
“Curiosismo”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de São Paulo

Ouro
“Azeite Usado”, da JWT para Raízen
“Curiosismo”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca (Interior)
“Curiosismo”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca (Branding e Imagem Corporativa)
“Cerveja para meninos”, da Y&R para Fundação Telefônica
“Amarok banner”, da AlmapBBDO para Volkswagen

Prata
“Céu”, da Loducca para MTV
“Quem disse, Berenice?”, da Santa Clara para O Boticário
“Sinalização”, da Greco Design para Dauro Oliveira
“Amanhã numa caixa”, da JWT para ONG Florescer

Bronze
“A”, da Ogilvy para Claro
“Quem disse, Berenice?”, da Santa Clara para O Boticário
“Embalagem Irresistível”, da NBS para Bob’s
“Havaianas, a virada”, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas
“Clips”, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas

Produção gráfica

Prata
“Havaianas, original como você”, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas

Bronze
“Companheiro de cela”, da AlmapBBDO para Bayer
“Dor de cabeça”, da AlmapBBDO para Bayer
“Faça seu inglês melhor”, da Dim & Canzian para FF English
“Caminhoneiro”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Flores”, da AlmapBBDO para Procter & Gamble

Esportes

Prata
“Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett para Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
“Escuta o Pai”, Santa Clara para Cremer

Sustentável

Prata
“Doe sua fama”, da Ogilvy para Graacc

Bronze
“Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett para Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

PR

Ouro
“Doe sua fama”, da Ogilvy para Graacc

Prata
“Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett para Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Bronze
“Guitar pee”, da AlmapBBDO para Billboard Brasil
“Seu Criativo”, da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte e Design
“Batismo”, da DM9Sul para Olympikus

Produção audiovisual

Ouro
“Bom dia, boa tarde, boa noite”, da F/Nazca S&S para Sesc
“Goles”, da JWT para Coca-Cola
“Do amor ao bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil

Prata
“Mortes”, da JWT para 91 Rádio Rock Brasil
“Gatorrada”, da Ogilvy para Globalbev Brasil
“Bom dia, boa tarde, boa noite”, da F/Nazca S&S para Sesc
“Evolução Giba”, da Giovanni+Draftfcb para Sky
“Tempo”, da F/Nazca S&S para Google Brasil

Bronze
“Estrada”, da DM9DDB para Mercedes-Benz
“A cidade do Samba”, da AD Studio
“Gatorrada”, da Ogilvy para Globalbev Brasil
“É o novo”, da DM9DDB para Follow Magazine
“Bom dia, boa tarde, boa noite”, da F/Nazca S&S para Sesc