Após três dias de festival, o Brasil foi o grande vencedor do El Ojo de Iberoamérica 2012, realizado em Buenos Aires entre 14 e 16 de novembro. A publicidade nacional acumulou 141 prêmios no total, descontando-se o O El Ojo Desempenho – que lista as agências do ano, bem como os profissionais e empresas parceiras que mais se destacaram. Do total de troféus, foram três GPs, 39 ouros, 40 pratas e 59 bronzes.

No geral, 20 agências nacionais estão entre as eleitas dos melhores trabalhos. A líder foi a AlmapBBDO, com 33 prêmios: dez ouros, quatro pratas e 19 bronzes. A empresa assina a criação da campanha “Do amor ao bingo”, criada para a Getty Images Brasil e vencedora de um ouro na área de Cine/TV, na qual o país pouco se destacou.

Gran Ojos

O Brasil conquistou três Gran Ojos (o Grand Prix do evento) durante o festival, um para cada dia. Feita para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a campanha “Curiosismo”, da F/Nazca S&S, levou o prêmio em Design. “Fashion Like”, da DM9DDB para a C&A, ficou com o Gran Ojo em Interativo e “Meu Sangue é Rubro-Negro”, da Leo Burnett Tailor Made para a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, conquistou o troféu especial no El Ojo Terceiro Olho.

Mais destaques

Outras campanhas que se destacaram entre as premiadas são “Banho de Sprite”, “Refil da Felicidade” e “Doe Sua Fama”, da Ogilvy & Mather (as duas primeiras para a Coca-Cola; a última para o Graacc) e “Seu Criativo”, da AlmapBBDO para a Escola Panamericana de Arte e Design.

Conferências

Nos três dias de evento, diversos representantes da publicidade mundial se apresentaram. Entre os palestrantes estavam Laurence Boschetto, ceo e presidente da Draftfcb Worldwide; Javier Campopiano, diretor geral criativo regional da Draftfcb América Latina; Renata Decoussau, cco da Possible; Gustavo Borrmann, diretor criativo da Lov; e Jarbas Agnelli, diretor multimídia e fundador da produtora AD Studio. Os assuntos das conferências e workshops englobaram desde estratégias para o mobile e técnicas para levar boas ideias adiante, bem como apresentação de cases de sucesso de marcas como Fiat, Honda e Coca-Cola.

Abaixo, os prêmios do Brasil no último dia do El Ojo de Iberoamérica:

Via Pública

Ouro
“A”, da Ogilvy para Claro
“Banho de Sprite”, da Ogilvy para Coca-Cola

Prata
“Inglaterra”, da Ogilvy para Red Balloon
“I”, da Ogilvy para Claro

Bronze
“Skateboard”, da Giovanni+Draftfcb para JVC
“Ali”, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil
“S”, da Ogilvy para Claro
“Arte”, da DM9DDB para Abra

Rádio

Prata
“Jump”, da CCZ Comunicação para Rádio Mundo Livre

Gráfica

Ouro
“Cílios – Velho”, da Y&R para Café Bonogrão
“Basquete”, da Giovanni+Draftfcb para JVC
“Gorila (Audi)”, da AlmapBBDO para Audi”
“Bear deixa seu inglês mais claro”, da Dim & Canzian para FF English
“A”, da Ogilvy para Claro
“Escolha depois”, da Giovanni+Draftfcb para JVC

Prata
“Cílios – Luta Livre”, da Y&R para Café Bonogrão
“Skateboard”, da Giovanni+Draftfcb para JVC
“Companheiro de Cela”, da AlmapBBDO para Bayer
“Supermercado”, da AlmapBBDO para Man Latin America Brasil
“S”, da Ogilvy para Claro
“Faz que seu inglês seja mais claro”, da Dim & Canzian para FF English

Bronze
“Milionário”, da Giovanni+Draftfcb para Agrofood
“Perspectiva diferente Forrest”, da Y&R para LG
“Carnivaholics”, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas
“Ganhadores da Loteria”, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas
“Ship faz que seu inglês seja mais claro”, da Dim & Canzian para FF English
“Ali”, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil
“24 – 7 Distrações”, da Ogilvy para Band Sports
“Montanha russa Sushi”, da Y&R para Hopi Hari
“Bilionários”, da Ogilvy para Forbes
“Letras”, da Ogilvy para Claro

Cine/TV

Ouro
“Do amor ao bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil

Bronze
“Ping Pong (Knorr Quick)”, da Borghi/Lowe para Unilever
“05:00 a.m.”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Is the New”, da DM9DDB para Follow Magazine
“Siesta”, da Wieden+Kennedy São Paulo para Comedy Central USA

Terceiro Olho

Gran Ojo: “Meu Sangue é Rubro-Negro”, da Leo Burnett Tailor Made para Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Ouro
“Receita no recibo”, da Ogilvy para Unilever
“Meu Sangue é Rubro-Negro”, da Leo Burnett Tailor Made para Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Campanhas Integradas

Ouro
“Seu Criativo”, da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte e Design

Bronze
“Coisa da boa”, da F/Nazca S&S para Nike