O Brasil teve um bom desempenho na 36ª edição do The One Show, promovido pelo The One Club para reconhecer a excelência de trabalhos realizados nas indústrias da publicidade e do design. Conhecida por seu alto grau de exigência, a premiação distribuiu apenas 98 Lápis entre os trabalhos inscritos em sua divisão tradicional, que engloba as áreas de Print, TV, Radio, Outdoor, Innovative Marketing, Integrated Brand e Branded Content. Desses, oito vieram para agências brasileiras, sendo quatro para a AlmapBBDO, dois para a Ogilvy, um para a Talent e um para a Lew’Lara TBWA.
A Almap teve a campanha “Música – entenda do que é feita”, desenvolvida para a revista Billboard, como principal destaque. O trabalho, merecedor do Gran Prix de Press no Cannes Lions 2010, recebeu um Ouro, na categoria “Poster”; e duas pratas, em “Out of home” e em “Revista”. O outro prêmio da agência, um bronze, foi para o pôster da campanha “Mãos livres” para o Volkswagen Tiguan.
A Ogilvy conquistou dois ouros, sendo um com “Whopper face”, para Burger King, em “PDV”; e outro com “Conta de 73 mil”, para o Bar Aurora e o Boteco Ferraz, em “Serviços Públicos”. Ainda na mesma categoria, a Lew’LaraTBWA levou um Lápis de prata pelo anúncio “Balança”, para a ONG Doe seu lixo. A Talent também recebeu uma prata pela criação do anúncio “Go Outside” para a revista de mesmo nome.
Best of show
O trabalho mais premiado do 36º The One Show foi “Write the future”, da Wieden+Kennedy para a Nike. O comercial, veiculado durante a Copa do Mundo de 2010, não foi inscrito a tempo no Cannes Lions do ano em questão e é uma das principais promessas para a edição de 2011. Com ele, a agência recebeu o Best of Show, grand prix da premiação, além de três Lápis de ouro.
Em seguida aparece o conjunto de filmes e ações criadas também pela Wieden+Kennedy para o “Old Spice”, o que consagrou a agência como a mais premiada da edição, somando mais quatro ouros e um bronze. Outros trabalhos de destaque foram “Raplay”, da TBWA Chiat Day para Gatorade, com três ouros; “Decode Jay-Z with Bing”, da Droga5 para o Bing, com dois ouros; e “Salve WWF”, da Jung Von Matt para a WWF, também com dois ouros.
Design
Entres as outras divisões do The One Show, foram revelados também os vencedores voltados especificamente para a área de design, na qual Brasil conquistou mais um prêmio. O mérito foi alcançado pela AlmapBBDO, novamente com a campanha “Música – entenda do que é feito”, criada para a Billboard. O trabalho somou mais um Lápis de prata para a agência, que, somadas todas as divisões da premiação, chegou a cinco troféus dos nove recebidos por agências do País.
por Karan Novas