O Brasil conquistou três Leões de PR Lions no Cannes Lions 2016. Os prêmios são:

1- Ouro para “Boneca”, da FCB para Nivea

2- Bronze para “Mindchanger Workout”, da Ogilvy para Jogos Paralímpicos Rio 2016

3- Bronze para “Espelhos do racismo”, da W3Haus para a ONG Criola

No ano passado, o Brasil conquistou apenas dois Leões em PR. Edson Giusti, jurado brasileiro, considerou o grupo de jurados conservador, “purista” e pouco disposto a abordar questões mais polêmicas, preferindo valorizar temas mais leves e pouco disruptivos.  Lamentou a eliminação, por exemplo, do trabalho “Casais”, da AlmapBBDO para O Boticário. Segundo ele, a ausência habitual de agências de PR entre as premiadas deve-se à busca, pelo júri e pelo festival em geral, das melhores ideias – algo que a grande maioria ainda não tem como ponto forte.

O Grand Prix da competição foi concedido para o case “O efeito orgânico”, da Forsman & Bodenfors, da Suécia, feito para a Coop, uma rede varejista. Tratou-se de um experimento compartilhado na internet: uma família consumiu alimentos orgânicos durante duas semanas, e os resultados foram medidos em exames diversos, comprovando a redução de pesticidas em seus organismos. A Coop teve o mais significativo aumento de vendas dos últimos 20 anos.

https://youtube.com/watch?v=oB6fUqmyKC8

John Clinton, presidente do júri de PR, disse que a busca dos jurados foi por trabalhos com grandes ideias que conquistassem atenção no lugar de pedir. O GP, por exemplo, foi capaz de mudar a conversa a respeito de alimentos orgânicos na Suécia.

Conheça os videocases brasileiros: