Com o objetivo de valorizar o design brasileiro, a Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) encerra o ano com a premiação BDA (Brasil Design Award), que seleciona os vencedores por meio da soma de pontos atribuídos aos projetos em premiações, nacionais e internacionais, ao longo de 2015. Nesta edição, 20 criações foram premiadas, de 244 finalistas, durante cerimônia realizada em São Paulo, nesta segunda-feira (30).
Ao todo, foram dez categorias premiadas, subdivididas em produtos, comunicação e embalagens, além da premiação para o Escritório do Ano e o Grand Prix, para o projeto “The Initials”, ambos vencidos pela Casa Rex.
“Foi uma evolução incrível do ano passado para este. Esse resultado é totalmente transparente, baseado em parâmetros numéricos, não há um júri, mas uma soma de pontos, segundo um critério nosso, dos trabalhos que conquistaram prêmios ao longo do ano, nacionais e internacionais. O Grand Prix, aquele que acumulou mais pontos, atingiu 44 pontos e excedeu em muito a pontuação do ano passado”, ressalta André Poppovic, presidente da Abedesign. “Ele está se consolidando como a maior e principal premiação de design do país por ser muito amplo. Na primeira edição, houve um júri, mas para manter a transparência, no ano seguinte mudamos o critério e estamos mantendo, crescendo e ganhando mais espaço”, reforça.
Na categoria Comunicação Digital, o destaque foi o vídeo “Guerra ao Drugo”, produzido pela Vetor Zero e criado pela AlmapBBDO para a Comissão Global de Políticas sobre Drogas. Com três minutos de duração, a animação stop-motion, criada por Marcello Serpa e lançada em agosto, conta a história de um dragão que é banido de um reino da antiguidade e, como consequência, todos seus amigos são encarcerados e tratados como criminosos. Com narrativa simples, o comercial se vale principalmente do design para, por meio de metáfora, quebrar o tabu sobre o tema drogas com o público em geral.
A Almap também esteve entre os vencedores na categoria Comunicação Promoção, com “Forminhas de Ravioli”, criação que fez parte da ação da Volkswagen para a Despedida da Kombi. Outra grande agência entre os vencedores foi a F/Nazca Saatchi & Saatchi, na categoria Produtos Bem-Estar, com Skol Desing – Blister, para a Skol.
Em sua quinta edição, este ano o BDA considerou premiações como Cannes Lions, IF Design, El Ojo, LIA (London International Awards), Pentawards, Lusos, Wave Festival, Red Dot, D&AD, Museu da Casa Brasileira, Abre, Salão Design, Embalagem e Marca e Colunistas para chegar aos vencedores.
“Nossa ideia é reforçar o design como uma ferramenta estratégica e fundamental em diversos setores. Prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram e promovem o bom design”, afirma Gustavo Greco, curador do BDA.